A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o COMEX de Chapecó com apoio do COMEX de Concórdia, promoveram reunião com representantes de uma missão paraguaia que apresentou os potenciais do País e também as oportunidades do município de Naranjal. O evento, que reuniu empresários e lideranças de entidades locais, fez parte da programação da 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne).
A programação contou com apresentação de oportunidades do Paraguai conduzida pelo diretor de promoção de investimentos da Rede de Investimentos e Exportações do País (Rediex), Carlos Paredes Astigarraga, que destacou o desenvolvimento expressivo de vários setores nos últimos anos. Explicou as razões pela qual vale a pena investir no Paraguai, mencionando a população jovem, economia forte, facilidade de acesso a mercados, entre outros.
O Paraguai é o País que mais cresce na América do Sul e isso se deve a fatores como a facilidade de abertura de empresas no País, o regime tributário simplificado, além dos custos fiscais, trabalhistas e de energia serem os mais competitivos da região e comparados também aos países asiáticos.
Naranjal fica no alto Paraná, a 83 km de Cidade Del Leste e há pouco mais de 100 km da fronteira com o Brasil.
“Estamos com grande potencial de crescimento, pois temos infraestrutura adequada e vários segmentos em expansão. Nossa agricultura é forte! Estamos na vanguarda do mundo com relação ao que há de mais moderno no setor”, salientou Schaffrath que em reunião anterior propôs ao prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, que Naranjal e Chapecó tornem-se cidades irmãs – iniciativa que foi confirmada e será formalizada na inauguração da Rota do Milho.
O presidente da Cooperativa de Prodicción Naranjal (Copronar), situada em Naranjal, Darci Bortoloso, apresentou a cooperativa de produção e fez convite aos empresários para que participem do Agroshow que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de março. A feira visa mostrar o setor produtivo e fortalecer as oportunidades de negócios. Além de fazer convite para visitação da feira, Bortoloso anunciou a disponibilização de alguns espaços sem custo para que empresas de Chapecó possam participar como expositoras.
A comitiva do Paraguai também cumpriu um cronograma que incluiu visita à Mercoagro no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), além de participação em uma Sessão de Negócios do Sebrae/SC e da ACIC, entre outras atividades.
Fonte: MB Comunicação