A qualidade dos produtos apresentados pelas empresas rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar chamou a atenção de quem prestigiou a 3ª Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Operadores de Alimentação (FEAL), que aconteceu no Centro Sul, em Florianópolis. O evento, que reúne bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos do setor, tem sido essencial para ampliar relacionamento, visibilidade e gerar bons negócios.
Para levar os empresários à FEAL, o Sistema Faesc/Senar contou com a parceria da Epagri. Os segmentos da ATeG Agroindústria representados foram a maricultura, embutidos, defumados, entre outros. Satisfeito com a participação na feira, Loivo Bertoldi, da Salumeria Nonno Luigi, contou que faz parte de um grupo da ATeG há um ano e a empresa já apresenta expressivos resultados. “Em reconhecimento à qualidade e a segurança dos nossos produtos, em apenas um ano, conquistamos 11 selos Arte. O Senar Santa Catarina foi fundamental nessa jornada, auxiliando-nos na gestão e na obtenção das certificações. Essa parceria é estratégica para o crescimento da nossa empresa. Esperamos que seja uma parceria sólida e longínqua porque é muito importante para nós”. A salumeria artesanal possui quatro anos e faz adição mínima de produtos químicos, controlando o processo desde a origem da matéria-prima até a mesa do consumidor.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, realçou a satisfação em visitar cada espaço das empresas da ATeG e frisou que a participação na feira representou aos empresários rurais uma excelente oportunidade para demonstrarem os diferenciais de seus produtos. “A ATeG é um investimento importante no futuro dos empreendimentos rurais e tem sido essencial para melhoria de produtividade, geração de renda e desenvolvimento sustentável”.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a Assistência Técnica e Gerencial no segmento de agroindústria tem trazido importantes resultados na gestão dos negócios e nas áreas econômica, social e ambiental das empresas rurais. “Esse setor é estratégico para Santa Catarina e a ATeG se posiciona como um serviço essencial para ampliar a qualidade e a sustentabilidade da produção agrícola catarinense”.
As ações da ATeG Agroindústria foram apresentadas pela equipe do Senar/SC em um espaço montado em parceria com a Epagri. A Assistência Técnica e Gerencial com foco para a agroindústria qualifica produtores para gestão das empresas e para implementar boas práticas de fabricação e de manipulação de alimentos. Durante o atendimento, são avaliados indicadores econômicos e produtivos, com objetivo de aumentar a produtividade e gerar incremento de renda. Cada empresário recebe um diagnóstico com planejamento estratégico, avaliação sistêmica de resultados, adequação tecnológica e capacitação profissional complementar.
Fonte: MB Comunicação