Entidades do agro ainda preocupadas com a implantação do CAR em SC

A indefinição sobre a implantação do CAR – Cadastro Ambiental Rural em SC continua sendo uma preocupação das entidades do agro no estado. Em reunião realizada nesta segunda-feira com o secretário da Agricultura, Valdir Colatto, foi relatado que, apesar das providências adotadas pela Assembleia Legislativa, como a aprovação de uma lei que inclui a Secretaria da Agricultura entre os órgãos que integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente, as demais ações necessárias por parte do governo estadual não avançaram. Colatto mencionou que o IMA – Instituto do Meio Ambiente continua defendendo que essa missão cabe a ele, e que a lei aprovada não pode mudar essa atribuição. Entretanto, dentro dos próprios órgãos do governo do estado, não há consenso para iniciar o processo de cadastramento. 

As entidades do Fórum do Agro alertaram que a ausência do CAR tem implicações importantes para o agro catarinense. Isso não afetará apenas as liberações de licenças ambientais para atividades no campo, mas também as exportações do setor, pois já existem importadores internacionais exigindo comprovações de controles ambientais através do cadastro nas propriedades agrícolas para aceitar produtos brasileiros. Outra preocupação é a liberação de financiamentos agrícolas, pois os bancos estão começando a exigir a comprovação do CAR para liberar os créditos, e em SC ainda não existe essa medida. 

O grupo de entidades solicitou ao secretário Valdir Colatto que oficialize quais são os impedimentos que estão bloqueando o avanço do processo, e que será solicitada uma nova audiência com o governador Jorginho Mello para tratar do assunto. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo