Epagri celebra 32 anos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 29, a Epagri recebe lideranças do segmento agrícola e do governo do Estado para celebrar 32 anos de fundação e a conquista da maior nota obtida entre as empresas públicas do Estado de Santa Catarina na avaliação da Aplicação do Modelo de Governança e Gestão. O evento será às 14h no auditório da Sede, em Florianópolis, onde também haverá apresentação de novo cultivar de arroz resistente a extremos climáticos e exposição de tecnologias geradas pela Empresa que fazem de Santa Catarina o quinto maior produtor de alimentos no País. 

Fundada em 1991, a Epagri une os trabalhos de pesquisa agropecuária, extensão rural e pesqueira. É uma empresa pública do Estado de Santa Catarina, vinculada à Secretaria da Agricultura, e está presente em todos os municípios do Estado. Possui 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado, buscando desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. Sua estrutura inclui também 13 Centros de Treinamento, distribuídos pelo território catarinense, com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais. 

Durante o evento, a Epagri receberá o certificado de Maturidade da Governança e da Gestão, concedido anualmente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em 2023, a Empresa obteve a nota 93,89, correspondente ao Bronze-4, o mais alto índice na análise. Essa distinção foi alcançada após uma avaliação baseada em oito critérios, nos quais a instituição atingiu um índice de 100% em governança, estratégias e planos, processos e práticas destacadas, capital intelectual e sustentabilidade. 

O presidente Dirceu Leite destaca que os benefícios associados a essa pontuação são o fortalecimento da governança, o aprimoramento contínuo na qualidade da gestão e a participação em ações cooperativas que permitem a troca de experiências entre organizações em todo o país. “Temos orgulho de sermos reconhecidos pelo compartilhamento de conhecimento e o reforço de uma gestão pública orientada para a integridade, integração, inovação, transparência e efetividade das ações”, afirma. 

O certificado recebido é considerado um selo de excelência, refletindo o compromisso da organização com a priorização, sistematização e implementação de ações voltadas para a melhoria da gestão e dos processos gerenciais. “Essas iniciativas estabeleceram as bases para a consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão na organização, resultando em uma notável elevação da satisfação com a prestação de serviços, graças ao atendimento eficaz das necessidades e expectativas das partes interessadas, como destacado no documento”, afirma o presidente. 

Fonte: Epagri 

Leave a Comment