Com interesse em implantar uma horta na instituição de ensino, a Escola Municipal Arvoredo, situada no município de Arvoredo, no oeste catarinense, convidou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), para implementar o Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”. A iniciativa, realizada em parceria com o Sindicato Rural de Seara, foi colocada em prática nos dias 11 e 12 de setembro e já é considerada um sucesso.
O presidente do Sindicato Rural de Seara, Valdemar Zanluchi, ressaltou a importância do projeto, elogiou a metodologia aplicada e destacou a desenvoltura das crianças, assim como o impacto positivo da iniciativa no cotidiano escolar.
As atividades envolveram crianças do 2º ao 5º ano e contaram com o acompanhamento do supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa. Para a instrutora do Senar/SC, Thalita Cardoso Anastácio, a experiência foi gratificante. “A cada interação com os alunos, eles demonstravam ainda mais interesse e curiosidade. Foi muito bonito ver o engajamento com a alimentação saudável. Todos participaram de forma imediata e, no horário do lanche, muitos exibiram com orgulho seus pratos com salada”, destacou Thalita, mencionando que algumas das crianças, que normalmente não consumiam verduras, participaram ativamente.
Segundo a instrutora, os próprios alunos incentivaram uns aos outros a adotar hábitos alimentares saudáveis. “Muitas crianças perderam o medo de lidar com minhocas e outros pequenos insetos existentes naturalmente na horta. Elas gostaram de plantar as mudas e sementes e compreenderam a importância da água, luz, terra e adubos para o crescimento das hortaliças. Entenderam também como as plantas, em geral, são essenciais para nossa vida e ficaram encantadas ao descobrir mais sobre o mundo vegetal”, relatou Thalita.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o comprometimento das equipes envolvidas no projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” foi fundamental para o sucesso da ação. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e felizes com os inúmeros relatos positivos dos representantes das instituições de ensino que têm participado desde o início da implementação”, afirmou Pedrozo.
ENTENDA O PLANTANDO PARA O FUTURO
O projeto é destinado a estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e visa promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. Implementada no ano passado, a iniciativa já contabiliza a participação de várias turmas e centenas de alunos de diversas escolas.
As atividades do “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” iniciam com teoria, trabalhada de forma lúdica, abordando temas como a preservação dos recursos naturais. Na sequência são organizados os canteiros com utilização dos recursos disponíveis (solo, calcário e adubo orgânico) e, em seguida, os alunos semeiam as sementes de hortaliças e fazem o plantio das mudas.
Após essa primeira etapa do projeto, desenvolvido com a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta. A partir de agora, a iniciativa conta também com a etapa de compostagem.
Fonte: MB Comunicação