Estação de pesquisa da Epagri de Chapecó comemora 40 anos

O Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar-CEPAF, da Epagri em Chapecó, completará 40 anos neste dia 23 de novembro. A solenidade comemorativa ocorrerá às 15 horas, no auditório da Epagri-CEPAF, na Servidão Ferdinando Ricieri Tusset, S/N, Bairro São Cristóvão, Chapecó – SC. 

O evento também marcará as celebrações dos 75 anos de pesquisa agropecuária na região Oeste de Santa Catarina, contribuindo com conhecimento e tecnologias para o desenvolvimento rural global. A história do Centro teve início em 1948, como um “Posto Agropecuário” do Ministério da Agricultura. Mais tarde, em 1968, foi elevado à categoria de estação experimental, impulsionando a produção agropecuária em terras que naquela época ainda estavam sendo desbravadas no Oeste de SC. 

Em 1975, o governo do Estado de SC criou a Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (EMPASC S.A.) para administrar essas áreas experimentais. Em 1983, a Estação Experimental de Chapecó foi transformada no primeiro centro dedicado à pesquisa para pequenos agricultores do Brasil, atualmente conhecido como Centro de Pesquisas para a Agricultura Familiar (CEPAF), atendendo às necessidades da colonização e estrutura produtiva de toda a região. 

Assim, a Epagri-CEPAF está há quatro décadas em Santa Catarina, realizando pesquisas com geração e disseminação de tecnologias e conhecimentos, considerando as realidades locais. Desafia-se a trazer inovações científicas e soluções para agricultores e pecuaristas das principais cadeias produtivas catarinenses, especialmente em grãos, pecuária e fruticultura. Contribui para a produção sustentável de alimentos e auxilia na sucessão das propriedades. 

Abraçada pela cidade de Chapecó, é vista como um oásis verde que abriga fontes de água, fauna e flora diversas. Em conjunto com uma área destinada à pesquisa agropecuária, está o Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (CEPAF), da Epagri. 

Fonte: Cepaf Epagri/Sec. Agricultura 

 

Leave a Comment