Fecoagro – 48 anos integração e intercooperação em SC

Neste mês de julho, todos os dias destacamos neste espaço a trajetória da Fecoagro nos seus 48 anos de existência, cujo aniversário acontecerá na próxima terça-feira, dia 25 de julho. 

Hoje vamos relatar quem foram as cooperativas fundadoras da FECOAGRO. Algumas cooperativas da época já não existem mais, ou foram incorporadas por outras cooperativas ou mesmo foram liquidadas. 

Assinaram a ata de fundação: A COOPERLFA de Chapecó, COOPERSÃOMIGUEL de São Miguel do Oeste – incorporada pela Cooperalfa; COOPERPAL de Palmitos – Hoje Cooper A1; COOAPESC de São Carlos – incorporada pela Cooperauriverde; COOPERITA de Itapiranga e COOPERMONDAI de Mondai – ambas incorporadas pela Cooper A1; COOPERCAMPOS de Campos Novos; COOPERVIL de Videira; COOPERNORTE de Mafra – incorporada pela Coperio e depois pela Copérdia; COOPERZAL de Capinzal – liquidada; COOPERIO de Joaçaba – incorporada pela Copérdia; COPERDIA de Concórdia; CRAVIL de Rio do Sul; e COOPERAL de Abelardo Luz e COOPERPINDORAMA de Xanxerê, ambas liquidadas. No mesmo ano de 1975, no dia 9 de novembro, já realizou a primeira assembleia geral extraordinária para aprovar o plano de ação, e nessa data já haviam entrado como sócias as cooperativas: Cooperitaipu, de Pinhalzinho; Cooperauriverde de Cunha Porã; Cooperlúcia, de Descanso – hoje incorporada pela Cooper A1; e Coopercaçador, incorporada pela Coopervil; somando 20 filiadas. Em 7 de fevereiro de 1976, foi eleito o segundo conselho de administração, já que o primeiro era provisório, mas manteve os três primeiros nomes nas funções, liderados por Aury Luiz Bodanese. 

Na segunda-feira, vamos relatar quem foram os presidentes da Fecoagro nesses 48 anos de existência. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment