Fecoagro completa hoje 44 anos!

Foi no dia 25 de julho de 1975, que 15 cooperativas agropecuárias do estado de SC, se reuniram no auditório do Palácio do Governo, para formar a FECOAGRO – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de SC. À época, com objetivo específico de reunir volumes para exportação da inexpressiva produção de soja do estado. Na ocasião, nosso estado produzia apenas 500 mil toneladas de soja por ano.

O primeiro presidente eleito daquela assembleia de constituição foi Aury Luiz Bodanese, então presidente da Cooperalfa, de Chapecó. Teve como vice-presidente, Valdomiro Antonio Panis, de Capinzal, e como secretário Athos de Almeida Lopes, então presidente da Copercampos, de Campos Novos.

Com o passar dos tempos a Fecoagro foi incumbida de coordenar e executar diversas atividades de interesse comum das cooperativas.

Aury Bodanese foi presidente da Fecoagro por duas gestões de três anos cada. Nesse período, a convite de Bodanese, atuaram como gestores operacionais, Ivan Ramos, como diretor Administrativo e Financeiro, João Francisco de Mattos, diretor Técnico e Moises Pollak, como diretor Comercial. Com a saída de Bodanese, se desligaram também Ivan Ramos e Moises Pollak. A nova direção mudou as políticas operacionais da Fecoagro, cujos resultados não foram positivos, implicando na desativação da entidade por oito anos.

Ao reassumir a presidência Aury Bodanese trouxe de volta Ivan Ramos e deu nova direção dos negócios, e a Fecoagro voltou a operar em diversas áreas em que atua até hoje, atendendo as demandas das cooperativas filiadas.

Foram presidentes da Fecoagro nesses 44 anos os seguintes líderes cooperativistas: Aury Luiz Bodanese, Luiz Carlos Chiocca, Odacir Zonta, Erico Frederico Gebler, José Zeferino Pedrozo, Aury Luiz Bodanese novamente, Luiz Hilton Temp, Neivor Canton, Marcos Antonio Zordan e Luiz Vicente Suzin. Atualmente é presidente Claudio Post de Cunha Porã.

Em sua nova fase a partir da reestruturação da entidade a Fecoagro se solidificou nas áreas que atua e tem prestado relevantes serviços às cooperativas e as seus mais 60 mil associados. Hoje a Fecoagro tem a matriz em Florianópolis, Indústria de Fertilizantes em São Francisco de Sul, Central de Compras em Palmitos no Oeste do estado e emprega 200 funcionários. Seu faturamento direto previsto para esse ano é de R$ 320 milhões e mais R$ 900 milhões na Central de Compras.

Há mais de 20 anos a Fecoagro é a operadora do Programa Terra Boa, o troca-troca da Secretaria da Agricultura do Governo do Estado, e ainda mantém um sistema de comunicação em diversas plataformas de mídia, para difundir as ações das cooperativas, do cooperativismo e do agronegócio de SC.

Dia do Colono

O presidente Costa e Silva em 1968 assinou a Lei n° 5496 instituindo oficialmente o “Dia do Colono” comemorado em 25 de julho. A data já vinha sendo comemorada informalmente há muito tempo. A definição de 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul.

A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real do Linho Cânhamo, que, posteriormente, constituiria a sede da cidade de São Leopoldo. Embora não seja considerado feriado, o dia é sempre comemorado com eventos, festas, desfiles e homenagens ao Dia do Colono.

Nossos cumprimentos a esse homem do campo que no dia a dia, faça chuva ou faça sol, enfrenta as dificuldades do tempo, dos mercados e dos imprevistos da sua atividade, para plantar, aguardar o comportamento do tempo, colher e alimentar a todos nós, do meio rural e das cidades. Parabéns colonos desse país!

Fonte: Fecoagro

Leave a Comment

Pular para o conteúdo