FecoAgro gaúcha faz balanço do ano 2022

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS, Paulo Pires, disse durante o balanço do ano 2022 que o faturamento do cooperativismo gaúcho, feito no acumulado até outubro e comparado com o mesmo período do ano anterior, vai se manter nos números do ano passado. “Pelas projeções que temos, o faturamento do cooperativismo gaúcho é de R$ 32 bilhões, mantendo igual marca para o mesmo período de 2021. Os fatores soja e milho pesaram bastante nessa conta. O fato positivo é a questão das sobras, onde temos um crescimento de 6,7% até outubro e que pode sofrer ajustes mais para frente. A margem bruta cresceu 18% e a margem líquida aumentou 9%”, afirmou.

Segundo ele, as cooperativas também tiveram um aumento muito significativo nos seus custos, principalmente por causa do aumento dos combustíveis e, por isso, a margem líquida cresceu menos que a bruta. Com relação a plataforma de negócios das cooperativas, Smartcoop, criada pela entidade,  o dirigente colocou que é um sucesso. “São 29 cooperativas  com 7.577 usuários ativos, o que representa uma área total de mais de 800 mil hectares, passando a ter 10% da área de agricultura no Estado”, pontuou.

Pires também falou sobre investimentos que as cooperativas estão fazendo, principalmente na questão da armazenagem, mas ressaltou que o sistema cooperativo gaúcho começa a dar passos importantes na questão da industrialização. Ainda na parte de investimento, Pires falou sobre ampliar em 2023 a capacitação de gestores, técnicos, com apoio da Ocergs e do Sescoop.

Em relação ao novo governo federal que assume em 2023, Pires salientou que o setor torce para que haja um bom relacionamento e que as cooperativas devem seguir se posicionando. “A eleição passou e hoje estamos todos juntos em um país e os nossos interesses devem ser  convergentes. Nada problemático de que algumas coisas se pensem diferente, e as cooperativas devem seguir se posicionando”, concluiu.

Fonte: FecoAgro/RS (Foto: Divulgação/FecoAgro/RS).

Leave a Comment

Pular para o conteúdo