Dia 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista. Nossas homenagens de gratidão a essas duas categorias profissionais, responsáveis por duas importantes atividades da nossa economia e da sobrevivência humana. Sem o colono para produzir alimentos, e o motorista para transportá-los às cidades e nossos portos, a população não sobreviveria. É sempre bom lembrar à população urbana, aos políticos, aos administradores públicos e aos formadores de opinião que colonos e motoristas são o sustentáculo da nossa existência.
Para nós da Fecoagro, este dia 25 de julho tem um significado a mais: a FECOAGRO completa 49 anos de existência.
Foi em 25 de julho de 1975 que as 13 principais cooperativas agropecuárias de SC da época, lideradas pelo então presidente da Cooperalfa, Aury Luiz Bodanese, se reuniram no auditório do Palácio SC em Florianópolis, para fundar a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de SC, a FECOAGRO.
Desde então, muitas coisas mudaram no agro, no cooperativismo, na política, no mercado e na mentalidade das pessoas. Mas o que nunca mudou foi o espírito de cooperação, de integração e de intercooperação, defendido por Bodanese e prosseguido por seus sucessores.
Nesses 49 anos, enfrentamos problemas, e certamente continuaremos enfrentando, mas com certeza, com a força da união, serão mais facilmente resolvidos. A FECOAGRO sempre defendeu esse comportamento: a união.
Aos mais eloquentes defensores da cooperação, aos menos crédulos ou aos individualistas, fica o testemunho de que juntos somos mais fortes, sempre, em qualquer escala ou situação.
Para marcar a passagem dos 49 anos de fundação da FECOAGRO, durante esta semana estamos apresentando depoimentos de algumas lideranças que conviveram ou convivem com essa federação nesse período, falando do que ela representa para o agro e o cooperativismo do estado de SC.
Hoje vamos destacar duas lideranças e dirigentes da FECOAGRO, que vêm contribuindo atualmente na sua gestão.
Primeiramente, vamos ouvir o vice-presidente da FECOAGRO, que também é presidente de uma das suas filiadas, a Cooperja, e atual presidente da Ocesc, Vanir Zanatta.
Na sequência, ouviremos o que tem a dizer o atual presidente, que também é presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo.
Fonte: Fecoagro