Fecoagro se reúne com dirigentes da Coamo para discutir parcerias sobre terminal portuário

Direção da Fecoagro reúne-se com direção da Coamo para discutir parcerias em Itapoá. O presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, juntamente com diretor secretário Cladis Furlanetto e o diretor executivo Ivan Ramos estiveram nesta semana em Campo Mourão no PR para discutir com a Coamo a possibilidades de estabelecer parcerias para a Fecoagro utilizar o terminal Portuário que aquela cooperativa pretende construir em Itapoá.

Foram recebidos pela alta direção da Coamo. Pelo presidente do conselho Aroldo Galacini; pelo presidente executivo Airton Galinari, diretor de suprimentos e assistência técnica, Aquiles Dias e pelo diretor de Logística Edenilson Carlos de Oliveira. A Fecoagro, após fazer a apresentação dos números das cooperativas filiadas e da Federação, mostrando o vídeo institucional, relatou os problemas operacionais que vem enfrentando no Porto de São Francisco, e preocupada com o futuro dos desembarques dos Fertilizantes, pretende buscar outras alternativas nas operações portuárias.

Como a Coamo está com projeto de construir um terminal de grãos e de fertilizantes em Itapoá, a Fecoagro manifestou interesse de alguma parceria para operar as importações. O presidente Arno Pandolfo explicou que embora possa haver custos adicionais de transporte de Itapoá até a fábrica em São Francisco, será menor do que o valor de demurrage que a Fecoagro está pagando devido à demora de descarga dia navios.

A direção da Coamo mostrou o estágio do seu projeto, que ainda está em fase liberação dos registros ambientais, mas que a decisão de investir em Itapoá está definida, inclusive com aquisições de teremos e elaboração dos projetos já concretizados.

Na hora oportuna da operação do Terminal pretende discutir as parcerias que passam ser realizadas. Adiantaram que não pretendem importar nem operar a área de fertilizantes para a própria cooperativa e sim prestar serviços aos potenciais interessados. A Fecoagro está no radar e na hora oportuna o assunto será retomado. Será uma nova alternativa para minimizar os sérios problemas que o setor de fertilizantes enfrenta no Porto de São Francisco do Sul.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo