Fórum SC e o Agro 5.0 debate o futuro do agro no estado

Com o tema Transformação Digital e o Futuro do Agronegócio em Santa Catarina, em 31 de outubro acontece mais uma edição do Fórum Santa Catarina e o Agro 5.0. O encontro vai reunir lideranças, produtores, técnicos e especialistas em uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias e as boas práticas que devem ser adotadas em um mundo cada vez mais conectado. O encontro faz parte do projeto que discute os desafios e oportunidades da produção agrícola e pecuária do estado. O evento coloca em pauta a inovação como estratégia e ferramenta para um agronegócio mais eficiente e competitivo.  A proposta é entender como as cadeias produtivas do agro têm usado, ou não, inteligência artificial, internet das coisas e conectividade para garantir mais sustentabilidade e governança ao seu negócio. Diferencial competitivo em qualquer atividade produtiva, a tecnologia pode ser uma aliada inclusive no desafio da sucessão, no campo e no mercado, defendem os especialistas. 

Giovani Ferreira, diretor executivo da operação Sul do Canal Rural, explica que a tomada de decisão no campo tem ficado cada vez difícil, agora não mais pela falta de informação, mas pelo excesso de informação e tecnologias disponíveis no ambiente do agronegócio. O desafio, destaca, é customizar, adaptar esse universo à realidade de cada produtor e às necessidades de cada cadeia produtiva, respeitando as diversas características culturais, econômicas, sociais e fundiárias. 

Presença confirmada no fórum, Fernando Gomes de Oliveira, especialista em inovação disruptiva e transformação digital, vai tratar em sua apresentação sobre o futuro do agro, sobre como se preparar para a tomada de decisão na era e na velocidade da tecnologia e inovação. Complementar à palestra de Fernando, o evento vai trazer cases associados a outras temáticas discutidas durante o projeto Santa Catarina e o Agro 5.0, como sucessão, qualificação, diversificação, infraestrutura e cooperativismo. 

Em sua 7ª edição, o projeto é uma realização do Canal Rural em parceria com as principais de entidades de representação do agronegócio catarinense, como Fecoagro, Ocesc/Sescoop, Faesc/Senar, Sindicarne/ACAV, governo do estado, através da Secretaria de Agricultura e Pesca e Assembleia Legislativa de Santa Catarina.  

Para a parte da manhã do Fórum de Criciúma, os organizadores do evento programaram uma visita técnica nas imediações de Criciúma. A intenção é ter uma manhã experiencial em uma típica propriedade rural de Santa Catarina, e conhecer na prática algumas das temáticas que motivam a realização do projeto, neste caso a diversificação, agroindústria, sucessão, inovação e tecnologia. 

Ao final da visita os organizadores vão oferecer um almoço temático, à base de carne suína e de frango, duas importantes cadeia produtivas do estado. Como sobremesa, inclusive, será servido um gelato produzido à base de leite de ovelha, como forma de ilustrar a verticalização na produção de ovinos, atividade no interior catarinense. A visita será na área da Família Dagostim, a 20 minutos de Criciúma, e requer inscrição prévia. 

Fonte: Canal Rural 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo