Governo catarinense quer que cooperativas invistam no agro na Argentina

Uma proposta interessante, mas de difícil concretização. Essa foi a conclusão da reunião realizada nesta terça-feira, entre as cooperativas do grupo Aurora e da Fecoagro, com representantes do governo do Estado, que  sugerem  que as cooperativas do agro invistam na província de Misiones, na Argentina.

O secretário da Agricultura Ricardo Miotto e o secretário de Relações Internacionais, Fernando Raupp, participaram da reunião conjunta entre Fecoagro e Aurora, e levaram a intenção do governo do Estado de estimular que as cooperativas catarinenses implementarem investimentos em lavouras, especialmente de milho, produto de forte demanda  em SC.

O encontro surgiu após os governadores de SC e de Misiones terem atendido uma solicitação da Embaixada do Argentina no Brasil, para que houvesse alguma parceria no sentido de desenvolver a área agrícola daquela região, que fica próxima do oeste catarinense, e assim atender a demanda que SC tem na produção de milho para o setor agroindustrial do Estado. Esse assunto já vem sendo discutido há vários meses, e não tem avançado, devido as diferenças de legislação que existe no Brasil e na Argentina.

Representantes das cooperativas catarinenses disseram que seria importante poder viabilizar essa proposta, entretanto, com a atual legislação argentina torna-se impraticável alguém sair do Estado para investir naquele país, pois o regramento de lá é bastante diferente daqui. Foram inumerados os diversos obstáculos que hoje estão presentes e os secretários catarinenses  agora devem  levar ao conhecimento do Consulado  Argentino  em SC, para que o país vizinho avalie a possibilidade  de equalizar as legislações dos dois países, no que diz respeito a produção agrícola.

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo