Governo do Estado e FECOAGRO acertaram alternativa para não cortar o Troca-troca deste ano

O problema de redução dos recursos do programa Terra Boa, o Troca-troca do governo do Estado, está prestes a ser solucionado, sem necessidade de cortes expressivos dos valores já contratados pelas cooperativas e parceiros do programa.

Em acordo entre a secretaria da Fazenda, Fecoagro e os credores dos recursos a serem repassados pelas agroindústrias, estabelece prorrogação dos vencimentos de parte dos recursos para o mês janeiro e fevereiro de 2024. Antes terminavam em novembro. Com isso os agricultores não terão cortes dos volumes de semente de milho, calcário e demais programas previstos para este ano.

As negociações que envolveram o secretario Cleverson Siewert, da Fazenda, Valdir Colatto, da Agricultura, Agroindústrias e a direção da Fecoagro, aconteceu na última sexta-feira.

O governo do Estado foi sensível em não prejudicar um dos principais programas da Secretaria da Agricultura que já existe a mais de 20 anos.

As cooperativas e credores dos insumos que são subsidiados nos programas irão fazer um esforço para reparcelar cerca de R$ 18 milhões para serem pagos em janeiro e fevereiro do próximo ano.

Os demais vencimentos e valores já contratados estão mantidos de acordo com os contratos já assinados. Com isso, o programa de sementes de milho continuará tendo disponível 200 mil sacos de semente de milho; 380 mil toneladas de calcário; 4.500 kits de insumo forrageiro; 1.200 kits de apicultura; 2 mil kits de incentivo solo saudável e 10 mil hectares de incentivo para cereais de inverno.

O programa não sofrerá interrupção pelo menos até janeiro, quando serão honrados os novos prazos de parte dos valores do programa.

Fonte: Fecoagro

Leave a Comment

Pular para o conteúdo