Governo do Estado lança programas emergenciais para atender propriedades rurais afetadas por fortes chuvas

As fortes chuvas registradas no litoral catarinense da última semana também tiveram impactos no meio rural, mas com menos intensidade. Os prejuízos estão sendo levantados pela equipe técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Os produtores que registraram perdas em estruturas produtivas podem acessar os programas emergenciais: Reconstrói SC e Pronampe Agro SC Emergencial, voltados às famílias rurais, pesqueiras e aquícolas. 

O Programa Reconstrói SC, tem como foco o financiamento de recursos para a recuperação de estruturas, máquinas ou equipamentos, destruídos ou danificados por evento climático. Atende às propriedades que se enquadram no Pronaf, o limite é de até R$ 12 mil por família, com prazo de pagamento de até 5 anos, com 50% de desconto para pagamento das parcelas em dia, sem juros. 

O Pronampe Agro SC Emergencial apoia a recuperação de sistemas produtivos, incluindo benfeitorias, embarcações, máquinas e equipamentos danificados. O programa oferece a subvenção dos juros de 3% ao ano, de operação de crédito contratada pelos agricultores, com prazo de até oito anos. Atende os produtores que se enquadram no Pronaf e Pronamp com enquadramento de até R$ 100 mil por família. Os agricultores que tiveram as propriedades afetadas pelas fortes chuvas podem ir aos escritórios da Epagri para receber orientações e acessar os programas de apoio aos processos produtivos. As equipes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Cidasc, Ceasa e da Epagri estão atentas e mobilizadas para atender os agricultores. Os prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas estão sendo mensurados.  

Fonte: SAR 

 

Pular para o conteúdo