Grupo de cooperativistas catarinenses encerra as visitas no Nordeste brasileiro

O último dia de visitas no sertão nordestino foi de surpresas agradáveis para a delegação de cooperativistas vinculada à Aurora Coop. A visita ao Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Pernambuco e na Bahia, proporcionou a admiração pela grandiosidade da obra da década de 70. A obra que proporciona estrutura de irrigação para mais de 20.000 hectares, transformou uma região seca em uma grande produtora de frutas de alta qualidade e que conquistou o mercado mundial.

O Projeto Nilo Coelho está inserido no Polo de Irrigação Petrolina, Juazeiro, Pernambuco, Bahia e iniciou as operações em 1984, ocupando uma área que estende ao longo do Rio São Francisco na sua margem esquerda, desde a Barragem de Sobradinho, no município de Casa Nova, na Bahia, até Petrolina, em Pernambuco. Atende uma superfície de quase 21.000 hectares, onde mais de 12.000 hectares são ocupados por pequenos produtores de frutas, como uva, manga, acerola, caju, entre outras.

Gerou mais de 22.000 empregos diretos e 33.000 empregos indiretos. A grandeza do projeto pode ser constatada pela extensão da rede de irrigação em implantação, onde mais de 1.000 quilômetros de rede de drenagem são estendidos, 512 quilômetros de tubos de diâmetro de 150, mais de 39 estações de bombeamento, 893 quilômetros de estradas de serviços dentro de uma área de 40.000 hectares. Realmente, uma obra que merece destaque pela sua ousadia e que transformou a região numa potência econômica no agronegócio nordestino.

Ainda em Petrolina, os catarinenses também visitaram uma cooperativa que trabalha com produção de frutas para exportação. A Coopexvale tem apenas 29 associados e sua produção de uva e manga, 75% vai para o mercado internacional. Na última safra, ela comercializou 19.000 toneladas e faturou 200 milhões de reais.

O trabalho da cooperativa é armazenar e vender a produção, já que o controle de qualidade e o embalamento das frutas é feito nas propriedades dos agricultores associados, dentro dos padrões determinados pela cooperativa. Os catarinenses visitaram a propriedade do presidente da cooperativa e conheceram o sistema de produção, colheita e embalagem da uva e admiraram a qualidade dos produtos, os cuidados com os pomares e como são preparadas as frutas para serem entregues à cooperativa. A cooperativa também tem uma expressão muito grande na referência internacional

Os cooperativistas também visitaram um grande atacarejo em Petrolina, onde são comercializados os produtos Aurora, assim como a Central de Distribuição na Grande Recife. Foi uma viagem de muito aprendizado e reconhecimento de que no Nordeste com vontade, tecnologia e disposição para o trabalho, é possível desenvolver a região e a sua população. O Nordeste tem jeito, é só estimular o trabalho da livre iniciativa.

Alguns dos dirigentes cooperativistas que participaram da viagem, deixam a seguir seus comentários no áudio, na sequência: Ivan Ramos, diretor executivo da Fecoagro SC; Arno Pandolfo presidente da Fecoagro SC e da Cooperitaipu; Luiz Vicente Suzin, presidente da Ocesc e da Coopervil e Marcos Antonio Zordan, vice-presidente e diretor de Agropecuária da Aurora Coop:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo