O Instituto Guga Kuerten (IGK) lançou o 17º Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS) no auditório da Cooperativa Central Aurora Alimentos que é parceira na realização por meio da Fundação Aury Luiz Bodanese. Após o lançamento haverá curso de elaboração de projetos para as organizações que tem interesse em se inscrever no Fundo.
A presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese Isabel Cristina Machado explica que o Fundo de Apoio a Projetos Sociais é um programa que busca apoiar, financeiramente e tecnicamente, projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência.
A viabilidade econômica é garantida por meio de empresas parceiras. Cada parceiro é convidado a investir uma cota anual, que é utilizada para financiar diretamente os projetos selecionados e custear o processo de acompanhamento técnico desses projetos.
A cada ano são abertas inscrições para uma determinada região do Estado, previamente estabelecida, possibilitando que todas as organizações do entorno inscrevam seus projetos. O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pela equipe do IGK que também é responsável pelas capacitações nas áreas pedagógicas e de gestão.
Em 2018 o FAPS selecionou 30 projetos que beneficiaram 27 municípios das regiões do Alto Vale do Itajaí, Contestado, Planalto Sul e Serra. As ações dos projetos aprovados para este ano seguem até o mês de novembro.
Além da Aurora Alimentos e da Fundação Aury Luiz Bodanese, são parceiras na execução do FAPS as empresas: Bouton, Klabin, Celulose Irani, Grupo Guga Kuerten e RGK Investimentos Imobiliários.
Fonte: MB Comunicação