Investimento histórico nas pesquisas da Epagri gera tecnologias

A pesquisa agropecuária produzida pela Epagri foi destaque em Santa Catarina em 2023: foram investidos R$16,4 milhões, com a execução de 424 projetos e a certificação de 25 tecnologias. Esse investimento na área foi o dobro do registrado em 2022 e marcou o maior valor em toda a história da Empresa. A Epagri atua visando melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras, pescadoras e maricultoras, assegurando a produção de alimentos no Estado. É uma empresa pública do Governo de SC, vinculada à Secretaria da Agricultura, focada na pesquisa agropecuária e na extensão rural. Reconhecida como referência no país para empresas similares em outras unidades federativas, tanto em aspectos técnicos quanto de gestão. 

“Seguimos com nosso propósito de gerar tecnologia para o desenvolvimento sustentável do meio rural em benefício da sociedade. Por meio dessas pesquisas, aumentamos a produtividade, geramos mais renda para as famílias, proporcionamos melhor qualidade de vida no campo e garantimos alimentos na mesa dos brasileiros”, comemora o presidente da Epagri, Dirceu Leite. 

Os resultados de 2023 são exaltados pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Reney Dorow. Ele destaca que grande parte do que é plantado e colhido em Santa Catarina foi testado pelos pesquisadores da Epagri, com o suporte do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Empresa. “Graças ao trabalho de melhoramento genético, a população tem acesso a alimentos produzidos de forma mais sustentável e até mais saborosos. É a ciência nos bastidores da produção de alimentos da qual nos orgulhamos de fazer parte”, ressalta. 

Dentre as inovações certificadas pela Empresa, destacam-se softwares, equipamentos, aplicativos, mapeamentos, sistemas de produção e novas variedades de plantas, desenvolvidas por uma equipe de 129 pesquisadores. Uma tecnologia notável é o cultivar de arroz SCSBRS126 Dueto, que se destaca pela tolerância a extremos de temperatura, sendo uma resposta da Epagri à demanda dos produtores rurais diante do aquecimento global. 

O presidente Dirceu Leite reconhece que os resultados alcançados pela Epagri em 2023 só foram possíveis graças ao trabalho dos 1613 funcionários distribuídos nas diversas unidades da Empresa em todo o Estado. Para aprimorar a atuação do corpo funcional, a Epagri investiu no aperfeiçoamento dos sistemas técnicos em 2023, implementando novas funcionalidades com o objetivo de integrar e otimizar processos. “Isso facilitou a rotina dos nossos colaboradores, proporcionando maior produtividade e um atendimento mais rápido e de melhor qualidade aos catarinenses”, aponta. 

Fonte: Epagri 

Leave a Comment