Ivan Ramos completa 50 anos de cooperativismo catarinense

Neste  dia 12 de junho, é uma data histórica para o cooperativismo catarinense e para a Fecoagro. Nesse mesmo dia, no ano de 1972, ocorreu o primeiro registro profissional do contador Ivan Ramos, como funcionário da então Acaresc, hoje Epagri, colaborador na área de cooperativismo, à época na região de Videira, no Vale do Rio do Peixe. São 50 anos de vínculo com o setor cooperativista de SC.

Colaborou nesse período, além da então Acaresc, de lá pra cá foi funcionário da Ocesc, da Coopernorte em Mafra; Cooperalfa, à disposição da Secretaria da Agricultura; da Copérdia em Concórdia; da então Coocecer, hoje Sicoob Central, e repartiu tempo também, em duas oportunidades  na secretaria da Agricultura do Estado, na gestão do secretário Odacir Zonta; e  na secretaria de Administração  do Estado, no governo Vilson Kleinubing; e na Secretaria  de Finanças do município de Concórdia, quando Zonta foi prefeito da cidade.

Mesmo ficando à disposição de outras cooperativas ou entidades públicas, sempre manteve o vínculo com o cooperativismo. Na sua trajetória profissional, conviveu com inúmeras situações econômicas e políticas no país. Foi participante ativo desde a fundação da Fecoagro; na reestruturação administrativa e operacional nas cooperativas onde foi designado a prestar serviços, muitas vezes, emergenciais.

Criador de diversos programas de gestão, líder no planejamento de novos projetos nas cooperativas, e colaborador incansável das ações cooperativistas em defesa especialmente do homem do campo. Participa ativamente das operações e ações das cooperativas de crédito, onde ainda é conselheiro de administração do Sicoob Credisc em Florianópolis.

Discípulo e seguidor de Aury Bodanese, Ivan Ramos, se notabilizou por seu perfil de conciliador, estreito  parceiro da área de comunicação e mídia por ter formação técnica em jornalismo. É considerado um técnico com sensibilidade política, convivendo harmonicamente  com as mais variadas correntes partidárias, sem prejuízo do principal: a defesa do cooperativismo. Hoje aos 72 anos,  ainda na ativa, é o diretor executivo da Fecoagro desde 1993, e defensor número um do cooperativismo  e do agronegócio, defendendo a integração e a intercooperação em SC.

Registro histórico de um dos poucos cooperativistas que completa meio século de atividade ininterrupta no cooperativismo catarinense.

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo