Mais navios de fertilizantes e grãos e a transformação digital

O Brasil é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, batendo recordes de safra ano após ano. Somos líderes globais na produção, por exemplo, de soja e milho. Nesse cenário, a demanda atual por fertilizantes importados continua forte, estimulando uma maior quantidade de navios que chegam à costa brasileira para serem atendidos com o serviço de agenciamento marítimo. Com o início do plantio da safra de soja 2023/24, entre setembro e outubro, houve um forte aumento nas entregas de fertilizantes no mercado brasileiro, segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). O crescimento foi de 25,4% na comparação com o mesmo mês de 2022. 

Diariamente, milhares de navios, que navegam por mares e rios, abastecem a população mundial de commodities agrícolas, incluindo os insumos do agronegócio, e de produtos industrializados. Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), 80% a 90% do comércio global é realizado pelo modal aquaviário. São US$ 5 trilhões em valor agregado dos produtos transportados. 

Para o atendimento de navios de fertilizantes, hoje cada vez maiores, é essencial a especialização no setor. Além de dar visibilidade à espera de navios nos portos, as agências marítimas acompanham constantemente o mercado global e reportam qualquer fator externo que traga impactos no planejamento das empresas. Em tempo real, fazem atualizações do status do navio em relatórios com informações detalhadas sobre a operação de descarga, bem como todos os eventos de entrada e saída do navio no porto. 

Fonte: GlobalFert 

 

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