Membros do Conselho Estadual do Cooperativismo tomam posse na capital

Tomaram posse na Assembleia Legislativa de SC, na última quarta-feira, os primeiros conselheiros do Conselho Estadual Cooperativismo – CECOOP, criado em lei estadual 16.834, de 16 de dezembro de 2015, a Lei Cooperativista. Lideranças do setor e um grupo de apenas cinco deputados prestigiaram o ato. Comandou a sessão o deputado José Milton Scheffer, presidente da Frencoop; Compareceram o vice-presidente da Frencoop, deputado Mauro de Nadal; o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Natalino Lázare; o presidente da Frente da Produção e Industrialização de Leite, deputado Moacir Sopelsa e o deputado Gabriel Ribeiro, membro da Frencoop.

O Conselho é formado por dez membros efetivos e dez suplentes, lideranças do governo e dos ramos de cooperativas, indicados pela Ocesc.

Marcos Zordan, ex-presidente da Ocesc e atual diretor da Aurora, é um dos membros do Conselho e representou o presidente da Ocesc Luiz Vicente Suzin no evento. O Conselho é sempre presidido pelo secretário da Agricultura do Estado e tem mandato de dois anos.

A constituição do CECOOP institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. De acordo com o presidente do Conselho, o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o CECOOP tem um papel fundamental para fortalecer as iniciativas cooperativistas do Estado, incluindo todos os 12 ramos de atividades. “Santa Catarina tem um cooperativismo de excelência, um cooperativismo exemplar, e vai se fortalecer mais ainda, pincipalmente porque o Conselho ajudará a orientar as políticas públicas que podem criar mecanismos de apoio a novas cooperativas e às já existentes, gerando emprego, desenvolvimento e riquezas para o Estado”, destaca.

Para Marcos Antonio Zordan, ex-presidente da OCESC e membro titular do CECOOP, representando o ramo Agropecuário, o Conselho é consequência da aprovação da lei, que concretiza e oficializa o cooperativismo em Santa Catarina e as cooperativas registradas na OCESC. “O CECOOP vem para analisar e sugerir projetos, fazer o meio de campo entre Governo e o cooperativismo, e fazer com que se aproximem aqueles que realmente querem ver um Estado diferente, que querem propagar, além do cooperativismo, um Estado melhor. A responsabilidade do Conselho é muito grande. Temos que fomentar o cooperativismo praticando os princípios cooperativistas”, avalia ele.

O CECOOP tem a finalidade de discutir, deliberar e propor diretrizes da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, assessorar a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina – SAR na formulação da Política, acompanhar, examinar e avaliar o desempenho das ações, acompanhar a elaboração da proposta orçamentária estadual voltada ao cooperativismo, entre outros.

Fonte: Fecoagro/ Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Leave a Comment

Pular para o conteúdo