
O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou portaria que reforça as medidas de prevenção contra a influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1). Conforme o documento, uma das medidas é a suspensão, em todo o território nacional, da criação de aves ao ar livre cujos piquetes não estejam protegidos por telas na parte superior.
A pasta suspendeu também a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, exceto com autorização do Serviço Veterinário Estadual, mediante: avaliação da situação epidemiológica do Estado; e a apresentação de um plano de biosseguridade, pelos organizadores do evento, associações e clubes de criadores, com a descrição das medidas de prevenção e controle para mitigar o risco de introdução e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade.
“O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária deve definir e dar publicidade, no portal oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária, das medidas mínimas de prevenção e controle contra a introdução e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade para a realização de exposições e torneios com aves”, diz trecho do documento.
As suspensões aplicam-se a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.
Fonte: O Presente Rural