Mulheres se destacam na assistência técnica no campo

O processo de fortalecimento e empoderamento da mulher é cada vez mais latente em todos os setores da sociedade. No campo, essa realidade é crescente. Um dos exemplos é a veterinária Meilingui Luiza Oldoni Biondo. Ela é a primeira técnica da Copérdia na área de Suinocultura.   Todos os dias, a profissional organiza as documentações e os medicamentos e, posteriormente, visita as propriedades. Geralmente, são feitas (em média) quatro visitas por dia com o intuito de auxiliar o produtor a desenvolver sua atividade. “Os desafios enfrentados no dia a dia acredito eu que são os mesmos que os homens enfrentam. Entendo que a comunicação é um dos maiores desafios, precisamos ser claros e objetivos para sermos compreendidos pelo produtor”, resume Meilingui.

A veterinária destaca a relação de respeito e transparência que mantém com os cooperados no dia a dia. “A relação com os produtores que já atendi sempre foi muito boa e me sinto muito bem fazendo a minha função. Sempre mantemos o respeito e a boa amizade com os cooperados”, assinala. A técnica da área de Suinocultura comenta sobre o sentimento de satisfação ao observar que as orientações técnicas estão trazendo resultados para os produtores. “Com certeza me sinto muito realizada como profissional sempre que vejo a evolução dos meus produtores. Essa é a razão que faz com que saímos todas as manhãs de nossas casas para trabalhar”, pontua.

Conforme Meilingui Luiza Oldoni Biondo, a mulher desenvolve funções imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades rurais.  “Acredito que a mulher tem um papel fundamental no campo pela sua garra e determinação. A persistência e sensibilidade da mulher fazem com que as coisas aconteçam com mais leveza até o objetivo”, observa.

A técnica da Copérdia também enaltece o papel da mulher para o fortalecimento do cooperativismo. “Cada vez mais a mulher vem sendo essencial no cooperativismo. As mulheres estão se especializando cada vez mais nas áreas do agronegócio, o que faz com que conseguimos auxiliar os cooperados a atingir maiores mercados, fortalecendo o setor”, acrescenta.

Fonte: Copérdia

Leave a Comment

Pular para o conteúdo