Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, comenta sobre reunião mensal realizada durante viagem ao Nordeste brasileiro

Mais um dia de visitas e reunião dos cooperativistas catarinenses no Nordeste brasileiro. Além das visitas em represas do Rio São Francisco, que gera energia e disponibiliza água para projetos de irrigação agrícola para produção de frutas e também de visita à Vinícola do Grupo Miolo, que produz uva na região, as cooperativas também tiveram a oportunidade de fazer a sua reunião mensal, convocada pela Aurora.

Nessa reunião, foram discutidos os assuntos de ordem rotineiro, comercial e operacional da Aurora e também sobre a atual situação das carnes, dos lácteos e os novos investimentos e projetos que a Aurora pretende desenvolver a partir do ano que vem. O presidente Neivor Canton, da Aurora Coop, falou sobre o roteiro da viagem e também o que foi tratado na reunião:

Nosso grupo de dirigentes cooperativistas da Aurora, da Fecoagro e da Ocesc está fazendo esse roteiro pelo Nordeste brasileiro, uma região que tem um consumo crescente pela intensidade da sua população e que interessa diretamente a quem, como nós, especialmente das cooperativas filiadas à Aurora, ampliar suas produções nas áreas de suínos, de frangos e de lácteos. Todas essas que têm um potencial para crescimento e ainda em nossas regiões, mas precisamos visar mercados consumidores. Estivemos conhecendo o potencial agrícola das margens do Rio São Francisco em especial nas cidades que se desenvolvem, crescem e observa-se fruto dessa consistência e dessa persistência em se produzir a partir da irrigação das águas do Rio São Francisco, vem trazendo um desenvolvimento importante para essa região. Hoje, ela é destacada já como uma das boas regiões exportadoras de frutas, em especial para o mundo e o Brasil também é abastecido muito a partir daqui. Então, nos interessa muito conhecer essas regiões e prosseguir a nossa caminhada, a nossa trajetória de ampliarmos os nossos clientes para regiões que tenham capacidade de consumo”.

O presidente Canton também falou sobre como a Aurora vê o atual momento econômico e político no país e as perspectivas para 2023 em diante, perante os novos investimentos que estão planejados:

A Aurora possui hoje importantes empreendimentos em termos de novos investimentos em Santa Catarina em especial, também alguma coisa no Rio Grande do Sul em plantas industriais. Para o ano de 2023, obviamente que nós estamos com planos estabelecidos. O nosso plano estratégico até 2035 já visualiza o crescimento da Cooperativa Central, permitindo assim a expansão da atividade aos produtores cooperados em geral, porém, óbvio que o momento nos coloca diante de uma interrogação em virtude especialmente das eleições para a Presidência da República. O país está vivendo esse momento, eu diria até de nervosismo no que toca ao agro em especial, em virtude de medidas que determinadas correntes partidárias e políticas pretendem implementar no país. Então, discutimos com os dirigentes das nossas cooperativas filiadas esse momento. É um tempo de prudência, de não tomada de novas decisões em termos de novos investimentos, especialmente porque precisa se visualizar mercados e se eles forem regulados através de taxações em especial para as exportações, isso compromete de maneira muito forte os nossos planos de expansão”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo