Neutralidade de carbono com benefício para todos, diz OCB na COP27

O Sistema OCB publicou em seu site Cooperação Ambiental carta aberta do cooperativismo brasileiro para a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27, que acontece no Egito até o próximo dia 18 de novembro.

O manifesto destaca seis princípios de atuação do cooperativismo brasileiro no trato das questões ambientais evidenciadas na conferência. O primeiro trata da redução das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. A transição energética é o segundo e o terceiro é o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e nos demais biomas brasileiros. O quarto princípio se consolida sobre a esfera de pagamento por serviços ambientais, enquanto o quinto salienta que acabar com a fome, proporcionar acesso a alimentos seguros e nutritivos, além da garantia e disponibilidade de alimentos, são os pilares direcionadores do movimento. Por fim, o sexto destaca o pleito por políticas públicas de fomento ao cooperativismo como arranjo produtivo e sustentável, ambientalmente responsável e socialmente justo.

“Nós cooperativistas sabemos que é perfeitamente possível aliar produtividade e desenvolvimento com sustentabilidade, prosperidade e responsabilidade social. Afinal, toda cooperativa — independentemente do tamanho, área de atuação ou país— já nasce com o compromisso de cuidar da comunidade onde atua, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. E, o cooperativismo brasileiro vem se apresentando como protagonista na construção de uma economia de baixo carbono”, destaca o texto.

Fonte: SomosCooperativismo.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo