Novo filme institucional da Aurora Coop valoriza a essência do sistema cooperativista

A Aurora Coop lançou na última quarta-feira (18) o seu novo filme institucional. Uma produção que tem como principal objetivo apresentar ao público a história, os valores e a essência da cooperativa. O lançamento ocorreu no Cinema do Pátio Shopping Chapecó com a participação de colaboradores, famílias de empresários rurais, imprensa e equipe de produção. Os convidados foram recebidos com coquetel e brindes personalizados.

O filme, que destaca a atuação da Aurora Coop desde o campo até a entrega de alimentos para consumidores no Brasil e no mundo, é avaliado pelo diretor presidente Neivor Canton como um reflexo da grandiosidade da cooperativa e das pessoas que a compõem. “Todos nós estamos a serviço dos objetivos dos nossos produtores. Esse é um projeto admirado, não existe similar. É uma responsabilidade e um orgulho. Esperamos, obviamente, que à medida que os anos passem, as futuras gerações aprimorem essa história e garantam sua continuidade”, sublinhou, ao frisar a essência do sistema cooperativista.

“SOMOS AS MILHARES DE HISTÓRIAS QUE FORMAM A NOSSA”

Como forma de valorizar as pessoas, os espaços e ambientes relacionados ao sistema, todos os personagens do filme são pessoas reais da cooperativa. O convite para atuar foi uma surpresa para Angelita Santos, colaboradora há 12 anos, que descreveu a honra de ser reconhecida. “No primeiro momento, pensei: ‘Será que vou ser capaz de representar todos os colaboradores? Mais de 47 mil funcionários?’ Era uma grande responsabilidade, mas participei junto com meu filho, o que tornou a experiência ainda mais emocionante”, destacou.

Seus filhos, João Vitor, de 24 anos, e Anna Laura, de 15 anos, iniciaram a trajetória profissional na Aurora Coop por meio do Programa Jovem Aprendiz. Isso demonstra, na visão de Angelita, a base da cooperativa como uma grande família que acolhe, ensina e faz crescer. “A Aurora Coop não é importante apenas para nós, colaboradores, mas para toda a comunidade. Onde há uma unidade agrícola, industrial ou comercial, há fartura, emprego, desenvolvimento e benefícios para as pessoas”, salientou a colaboradora.

Uma das famílias que integra o sistema e que também participou do novo vídeo foi a do avicultor Ademar José Vitorassi. Ele e os demais familiares relataram o sentimento de orgulho ao ver anos de trabalho investidos na propriedade sendo apresentados para o mundo. “É, sinceramente, indescritível falar de nós, da nossa atividade sendo reconhecida. Essa experiência foi uma injeção de ânimo para cuidarmos mais da propriedade e ver que vale a pena a gente se esforçar e fazer as coisas bonitas para o bem-estar da família e de quem visita”, afirmou o empresário rural, que também deixou um conselho para os colegas avicultores. “A Aurora Coop é uma alavanca para que a gente possa se sentir bem lá no interior. Vamos cuidar cada vez mais e nos esforçar cada vez mais, porque ainda vale a pena trabalhar e ser reconhecido”.

SOBRE A PRODUÇÃO

O projeto envolveu cerca de 30 profissionais durante seis meses, com gravações realizadas em unidades industriais, propriedades rurais e outros cenários, totalizando 10 dias de filmagem. Com duração de aproximadamente cinco minutos, o resultado foi uma narrativa que combina uma linguagem acessível com a estética cinematográfica.

A coordenadora corporativa de Comunicação Social da Aurora Coop, Jaqueline Schmitt, explicou que “apesar do filme ter apenas 5 minutos, pensar na sua concepção levou, pelo menos, um ano. Desde a ideia inicial, a criação, o desenvolvimento, tudo isso foi sendo ajustado até chegarmos à conclusão de que tínhamos um caminho”. Ela salientou que, por ser o primeiro filme em que a marca Aurora Coop está em destaque, o evento de exibição em um cinema também teve o objetivo de valorizar todos que se envolveram para a concretização desse grande projeto.

Contar uma história é sempre uma grande responsabilidade, ainda mais com o avanço dos formatos e a popularização de vídeos curtos, como pontuou o diretor de criação da Agência T12, João Lucas. “Este filme, por exemplo, foi adaptado para diferentes versões, redes sociais e com legendas e edições específicas para feiras internacionais. Tudo isso pois a Aurora Coop tem uma relevância global, o que torna o trabalho ainda mais desafiador e gratificante”, reiterou ao afirmar que a produção não foi criada apenas para apresentar números, mas para contar a história das pessoas que tornam a cooperativa ainda mais singular.

O responsável por executar o projeto, Alexandre Fachin, diretor de cena e diretor da Casa na Árvore Filmes, evidenciou que considera uma tarefa complexa contar a história do sistema ao longo dos anos. “Esse é o quinto filme desse tipo que faço para a cooperativa. Queríamos que esse institucional fosse diferente, com uma projeção maior e que representasse grandiosidade. Por isso, escolhemos uma abordagem cinematográfica desde o início, utilizando uma ótica de cinema para construir as imagens e criar algo impactante”.

O resultado, fortemente aplaudido pela sala lotada do cinema, emocionou as equipes, diretores, colaboradores, famílias e demais personagens que fazem parte dessa história. O filme está disponível no canal oficial do YouTube da Aurora Coop e pode ser acessado por meio do link: http://li.cnm.org.br/r/6Ntw80.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo