Novo Ministro da Agricultura da Rússia pode anunciar decisão da suspensão do embargo das carnes brasileiras

Após praticamente um semestre, o embargo da Rússia às carnes bovina e suína brasileiras pode ser levantado. A sinalização positiva de Moscou foi repassada pelo Ministério da Agricultura do Brasil aos exportadores.

Segundo o vice-presidente de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, as dúvidas técnicas que restavam foram dirimidas na última reunião entre representantes do serviço sanitário russo (Rosselkhoznadzor) e do Ministério da Agricultura. O encontro teve a participação do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do ministério, José Luis Vargas. “Entregamos tudo e estamos esperando a reabertura. Não estamos devendo nada”, confirmou Vargas .

Sem problemas técnicos, a última pendência seria de ordem política. Entre os exportadores, aguardava-se com ansiedade a posse de Vladimir Putin para seu novo mandato (o que ocorreu em 7 de maio) e a definição do novo ministro da Agricultura da Rússia. Dmitry Patrushev assumiu o ministério, com isso, os exportadores de carnes do Brasil se animaram com as chances de que reabertura russa seja anunciada em breve.

A retomada das vendas à Rússia é particularmente importante para a indústria de carne suína. Até novembro, quando Moscou anunciou o embargo alegando ter detectado resíduos do promotor de crescimento ractopamina em lotes de carnes do Brasil, a Rússia era o principal destino dos embarques de carne suína do país. Os russos respondiam por 40% do volume exportado e 50% das receitas.

Fonte: Jornal Valor

Leave a Comment