Novo secretário da Agricultura de Santa Catarina quer priorizar programas para preparar a sucessão familiar no campo

“O conhecimento que eu acumulei no processo político, como engenheiro agrônomo e como agricultor eu quero colocar à disposição de Santa Catarina, principalmente, do nosso agricultor. Eu vim de uma família de pequenos agricultores então eu conheço a lida da roça, conheço os problemas que o nosso agricultor enfrenta no dia a dia. Por isso vou me dedicar a ajudar os produtores rurais, principalmente o pequeno produtor, para que continue produzindo alimentos, porém com condições para que ele possa se desenvolver, ser um empreendedor e ter um sucessor na sua propriedade”, afirmou Valdir Colatto ao ser empossado como novo secretário  de Agricultura em SC.

Entre os maiores desafios da Secretaria da Agricultura, Colatto destaca a sucessão familiar e a regularização fundiária. “A sucessão rural é um grande desafio, hoje temos apenas 16% da população catarinense vivendo na área rural e essas pessoas são responsáveis por alimentar mais sete milhões de catarinenses, 200 milhões de brasileiros e ainda exportar para mais de 100 países. Nós vamos trabalhar para que o agricultor continue forte, dando a infraestrutura que ele precisa de internet, energia elétrica de qualidade e abastecimento de água, além da regularização fundiária. São mais de 100 mil propriedades catarinenses que não possuem escritura, nós precisamos regularizar para que elas sejam inseridas nos programas de Governo, tenham acesso ao crédito e à tecnologia”, explica.

Segundo Colatto, a Secretaria dará atenção especial também à questão ambiental, implantando o Código Florestal Brasileiro e fazendo o desenvolvimento sustentável do meio rural catarinense.

A Secretaria de Estado da Agricultura possui três empresas vinculadas – Epagri, Cidasc) e Ceasa – e investe mais de R$ 620 milhões por ano nas atividades de pesquisa agropecuária, extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal, inovação, comercialização e fomento agropecuário.

“Tem uma força de trabalho importante para implementar os projetos no campo. Precisamos que o agricultor continue produzindo, mas com lucratividade”, disse Colatto.

Por ocasião da posse como secretário da Agricultura de SC, Colatto falou para o programa Estado de Excelência, da Record News de SC:

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo