O Núcleo Feminino Itaipu realizou visita aos Núcleos da Cooper A1 em Palmitos. O objetivo foi de conhecer todas as atividades que a Cooper A1 realiza com seus Núcleos e apresentar os trabalhos realizados pelo Núcleo Itaipu. Esta foi a primeira visita que o Núcleo realizou com esta finalidade, trocar experiências e conhecimentos.
O Núcleo Feminino Itaipu participou do encontro com 40 nucleadas e as coordenadoras: Gilda Schmidt Valente e Rosangela Royer. A programação foi construída em conjunto com os coordenadores das duas cooperativas com a intenção de ser um momento de muita interação e inesquecível.
O evento iniciou na sede social da cooperativa. A acolhida foi feita pelas nucleadas da Cooper A1, na sequência deu-se a abertura com apresentação de vídeos institucionais de ambas as cooperativas seguida da apresentação de cada Núcleo, mostrando a estrutura e as atividades desenvolvidas através das próprias nucleadas.
Na parte da tarde iniciou atividades práticas, com grupos mistos para um maior entrosamento entre as nucleadas das duas cooperativas. Com o tema Receitas de Cooperação cada grupo desenvolveu um trabalho que foi compartilhado com os demais. O propósito das dinâmicas era tirar a mulher da rotina e isso foi desenvolvido através de dinâmicas divertidas que fizeram todas recordarem-se do tempo de infância.
A avaliação do encontro foi muito positiva por parte das nucleadas participantes. Com toda a certeza muito aprendizado foi adquirido. Muitas histórias foram compartilhadas, muitas ideias trocadas e muitos projetos surgiram desta integração, permanecendo o compromisso de fazer com que estes encontros aconteçam com frequência e se solidifiquem.
Conforme Arno Pandolfo, presidente da Cooperitaipu, é muito satisfatório estar à frente de uma cooperativa que tem um trabalho social bem desenvolvido com as famílias associadas. “Também é gratificante ver que as mulheres que participaram do Programa Mulheres Cooperativistas o qual já estamos em nossa terceira edição, conseguem manter as atividades que no nosso caso são mensais e planejadas pelas próprias mulheres que fazem parte do Núcleo Feminino. As mulheres cooperativistas conhecem a importância da união, da ajuda mútua, da igualdade e da solidariedade. Juntos, podemos construir um mundo melhor e o cooperativismo pode contribuir muito para isso. Por este motivo prezamos tanto pela união das famílias e seu fortalecimento”, salienta.
Fonte: Cooperitaipu