O agro cada vez mais mostrando sua força

Por Ivan Ramos, diretor executivo Fecoagro

Para quem é do meio agropecuário, não é surpresa ver o crescimento da tecnologia no meio rural. Os Dias de Campo realizados nas cooperativas são provas concretas de que o setor se destaca muito à frente de outras atividades, beneficiando a economia como um todo. Apesar das belezas vistas nos Dias de Campo, com inovações admiráveis e tudo o que os agricultores precisam para produzir mais e melhor, ainda existem problemas a serem enfrentados. 

Na abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho, o prestígio do setor foi medido pela presença maciça de líderes e políticos de várias correntes ideológicas, todos destacando a importância do agricultor, das cooperativas e a expressão do agronegócio para o estado de SC. Nos discursos de dezenas de oradores, foram só elogios ao setor, mas também ouviram reivindicações, algumas repetidas de anos anteriores e ainda sem solução. 

Como é comum nesses ambientes, os políticos ou detentores da caneta para decisão reconheceram as necessidades e prometeram ajudar a resolver. Houve até críticas ao comportamento de autoridades federais em relação a estradas, logística e falta de soluções para problemas crônicos e históricos, como o marco temporal das terras indígenas e as invasões de terras. 

Não é novidade que vivemos um momento em que o governo federal não reconhece a importância do agronegócio; ao contrário, tem criticado o setor. Mesmo que reconheça em discursos públicos, o revanchismo ideológico ainda está presente nos bastidores, com medidas que discriminam uma boa parcela da população rural. 

O problema do marco temporal foi mais uma vez destacado nos pronunciamentos, inclusive com a presença de um bom número de agricultores catarinenses que serão atingidos se não houver mudança de posição por parte do governo federal e da Justiça, para preservar o direito à propriedade e a segurança jurídica das famílias ameaçadas pela expulsão em nome de uma preservação questionável dos direitos dos índios. 

Políticos alinhados ao atual governo federal que estavam presentes ouviram atentamente as queixas, mas em seus pronunciamentos não citaram uma só palavra a favor dos agricultores. Houve citações de lideranças que merecem ser relembradas: ‘Nada adianta todo avanço tecnológico se não for garantido o direito à terra para quem está produzindo.’ 

Os Dias de Campo e os shows tecnológicos promovidos pelas cooperativas têm mostrado avanço a cada ano, proporcionando ao agricultor aproveitar as novas tecnologias. Contudo, é necessário que os problemas de infraestrutura existentes no estado e no país sejam enfrentados, porque da porteira para dentro o agricultor garante o sucesso, mas dela para fora cabe ao Poder Público fazer a sua parte para não comprometer o que está dando certo nas atividades agropecuárias. Pense nisso. 

Fonte: Fecoagro 

 

Leave a Comment