Oficina ATEG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno

Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.  

O evento ocorreu recentemente na propriedade de Carlos Augusto Paes Decomain e foi coordenado pelo técnico de campo Enio Frederico Cesconeto. Participaram do evento 25 apicultores do grupo ATeG dos municípios de Itaiópolis e Mafra. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis Mauro Kazmierczak, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Caroline Plautz Pscheidt e a técnica de campo Cinthia Leão Figueira, que atende os apicultores pelo Sindicato Rural de São Bento do Sul (entidade abrange também os municípios de Corupá, Joinville, Campo Alegre e Rio Negrinho). 

Durante a oficina foram realizadas práticas no apiário do produtor, iniciando com o monitoramento e determinação do percentual de varroas (ácaro que pode atacar apiários e causar a mortalidade das abelhas). Foi feita aplicação sobre as abelhas de um preparado de suco de limão e fumaças com folhas de eucaliptos e com ervas aromáticas como formas de repelir e estimular o comportamento de grooming (capacidade de detectar e retirar ectoparasitas em si próprias ou em outras abelhas), visando a redução do ácaro varroa destructor. Foram apresentadas, ainda, as formas de fazer o termo de regulação das colmeias, além da abordagem sobre alimentação com demonstração das formulações e o modo de preparo das pastas energética e proteicas que devem ser fornecidas nos períodos de escassez de alimentos para as abelhas.  

O proprietário do Apiário Carlos Augusto Paes Decomain falou dos resultados do uso de sal comum no controle de inços dentro dos apiários – prática que evita o uso de herbicidas e pode ser usada produção orgânica. Também relatou que, em seus apiários, o uso desse produto reduziu o ataque de iraras e tatus diminuindo os prejuízos.  

O presidente da Associação de Apicultores de Itaiópolis, Josmar Wohel, frisou a importância do associativismo apícola e convidou os apicultores a associarem-se à entidade, incentivando-os também a ingressarem como associados do Sindicato Rural. Durante a prática no apiário, apresentou uma ferramenta feita com fios de cobre usada para identificar o local adequado para a instalação das colmeias, demostrando o uso pela observação da direção e sentido dos condutores em campos de energia eletromagnética pela técnica da radiestesia.  

O presidente do sindicato Rural resgatou um breve histórico da ATeG em Itaiópolis ao mencionar que teve início em 2016 com a primeira turma com produtores de leite. “Hoje temos três turmas em andamento (Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Apicultura) e também atendemos produtores de gado de corte e ovinocultura. O Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural se orgulham em poder contribuir com a promoção do desenvolvimento rural”.   

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a expressão da ATeG Apicultura, destacando que a orientação técnica sobre as melhores práticas de manejo apícola, desde a instalação dos apiários até a colheita e o beneficiamento dos produtos, tem sido essencial para o aumento na produtividade das colmeias e para manter e elevar a excelência do mel e outros produtos apícolas de Santa Catarina. 

Santa Catarina atende 11 cadeiras produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo