
O projeto do filme “Antes do Nascer do Sol” está entre os destaques do Oeste Catarinense no primeiro semestre de 2025.
Os produtores do longa-metragem estiveram em Pinhalzinho para apresentar os detalhes da obra, que é baseada na trajetória do cooperativista Aury Luiz Bodanese — idealizador e inspiração por trás de marcas como Aurora Coop, Cooperalfa, Sicoob/Maxicrédito, Fecoagro, entre outras. Instituições que, com sobrada razão, estão inseridas no contexto de fortalecimento do agronegócio brasileiro no cenário global de exportações de proteínas.
Na ocasião, o cineasta Osnei De Lima, da Companhia Brasileira de Cinema, e Julmir Cecon, da JC Insights Projetos e Eventos — responsáveis pelo projeto — reuniram-se com o presidente da Cooper Itaipu, Arno Pandolfo, para apresentar propostas de participação no filme. A obra já foi aprovada pelo Ministério da Cultura para a captação de recursos financeiros por meio da Lei de Incentivo ao Audiovisual.
Pandolfo demonstrou entusiasmo com a dimensão cultural do filme e parabenizou os organizadores pela iniciativa.
Na avaliação do cooperativista, o homenageado Bodanese é plenamente merecedor da honraria, por ter sua vida imortalizada em uma produção cinematográfica de altíssimo padrão.
“Será a melhor oportunidade para a região — e para o mundo — conhecer a participação pública de um desbravador das ideias associativas”, declarou Arno Pandolfo.
O filme vai apresentar, às gerações futuras, a trajetória de alguém que acreditava que as soluções para a agricultura passavam pela cooperação entre pequenos e médios agricultores — um modelo que gerou resultados positivos e duradouros, com presença garantida no futuro da região, de Santa Catarina e do Brasil.
A Região Oeste de Santa Catarina, especialmente o município de Pinhalzinho, sediará a maior parte das gravações, previstas para começarem em 2026, com conclusão estimada para 2027.
Fonte: Julmir Cecon