Podcast Conexão Fecoagro enfoca problema do leite em SC

Já está no ar o episódio 51 do Conexão Fecoagro, em formato de podcast de áudio. O tema dessa edição foram as medidas recentes do Governo Federal que pretende beneficiar os produtores de leite em Santa Catarina. Publicado recentemente, o decreto visa desincentivar a importação de leite, eliminando a diferenciação tributária para produtos importados. Essa ação busca combater a concorrência desleal que prejudica os produtores locais, uma vez que o leite importado muitas vezes chega aos supermercados a preços significativamente mais baixos. A importação excessiva de leite é apontada como a principal causa da crise enfrentada por mais de 20 mil produtores catarinenses.

Santa Catarina é o quarto estado produtor de leite no Brasil, mas a queda nos preços do leite no campo levou muitos produtores a abandonar a atividade. As novas regras anunciadas, beneficiam apenas empresas que não importam lácteos do Mercosul e participam do Programa Mais Leite Saudável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), podem aproveitar até 50% do crédito presumido de PIS e Cofins na compra de leite in natura de produtores brasileiros. Para as empresas que importam, o índice fica limitado a 20%.

Neste episódio, o Podcast Conexão Fecoagro traz a visão de duas lideranças e especialistas na área: Airton Spies, doutor em Economia dos Recursos Naturais e ex-Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, e Celles Regina de Matos, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Eles discutem a importância da cadeia produtiva de leite para o agronegócio catarinense e os benefícios do decreto para os produtores locais. 

Sintonize o Conexão Fecoagro número 51 no Spotify 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment