Porque o modelo de gestão financeira cooperativo é um dos que mais cresce e se destaca no Brasil e no mundo

Há mais de dois séculos o cooperativismo vem fortalecendo seus princípios a partir da adesão voluntária de pessoas em torno de um objetivo em comum. Com características de autonomia e independência, gestão democrática, interesse pela comunidade, participação econômica, intercooperação, educação, formação e informação, este modelo de gestão cresce exponencialmente no mundo todo.

De acordo com a pesquisa World Co-operative Monitor (2017) da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), uma em cada seis pessoas no mundo fazem parte de uma cooperativa, dentre as 3 milhões existentes. O cooperativismo está presente em diversos ramos do mercado e com uma ampla oferta de produtos e serviços. “O Sicredi tem esse componente extraordinário que é a cooperação. Com esse espírito, se consegue promover ações colaborativas, onde os recursos ficam na região, impulsionando o desenvolvimento local”, destaca o presidente do conselho de Administração da Sicredi Região da Produção RS/SC, Saul João Rovadoscki.

A exemplo de uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi prioriza a qualidade de vida do associado e da comunidade. Também se preocupa em oferecer os produtos adequados, que entreguem a solução que o associado precisa, com um atendimento personalizado.

O funcionamento das cooperativas de crédito é supervisionado pelo Banco Central, o que garante a seguridade nas transações. Além disso, o Sistema Sicredi é regularmente examinado por auditorias internas e externas de reconhecimento internacional no segmento confirmando a credibilidade dos serviços que a instituição financeira cooperativa oferece.

Fonte: MB Comunicação

Leave a Comment