Presidente da Cooperalfa destaca a importância da nova indústria de soja da cooperativa

O presidente da Cooperalfa,  Romeo Bet, informou que a nova indústria de soja instalada em Chapecó,  está operando com sua capacidade máxima, triplicando o processamento da cooperativa (farelo, óleo degomado e casquinha peletizada), passando de 700 toneladas/dia para 2 mil toneladas diariamente. “O nosso propósito maior é impulsionar o negócio da soja, culminando em resultados econômicos para o quadro social, o verdadeiro dono do empreendimento”. A informação fez parte da entrevista ao vivo concedida por Bet para o Canal Terraviva, da Rede Bandeirantes de televisão.

Também participou o gerente das indústrias, Júlio Tanilo Bridi, falando sobre o andamento da nova indústria de extração de óleo de soja da Tomazelli, de Chapecó-SC, inaugurada no início de 2022.

Na oportunidade, o presidente Bet falou dos motivos que levaram ao maior investimento da cooperativa, em seus 55 anos de existência, tais como a necessidade de sair do meio urbano tendo em vista questões ambientais, atender a uma forte demanda regional por proteína vegetal, agregar valor à produção recebida dos produtores de soja, associados a Cooperalfa, e buscar alternativa de incrementar a rentabilidade da cooperativa.

Ao ser questionado pela apresentadora do programa, Regina Dourado, sobre a importância do complexo industrial Tomazelli para o desenvolvimento do Oeste catarinense, o dirigente cooperativista disse que “tem plena consciência da relevância econômica da obra para a região”. “Afinal, além de maior rentabilidade aos associados, a nova indústria gerou novas vagas de trabalho e passou a movimentar mais de 200 caminhões por dia útil, trazendo matéria-prima e levando produtos processados ao mercado consumidor”. Sobre os desafios logísticos, o presidente reconhece a falta de estrutura rodoviária compatível, para melhorar o fluxo de veículos no local. “Enquanto o Governo Estadual não fizer os investimentos necessários, continuamos nos esforçando para ajustar os horários de carga e descarga e minimizar eventuais transtornos de trânsito. Mas são medidas paliativas”.

Fonte: site Cooperalfa (Foto: Divulgação/Cooperalfa).

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