Presidente da Cooperalfa diz que mesmo com a pandemia o resultado é positivo

O presidente das Cooperalfa, Romeu Bet fez uma analise da situação econômica do país diante da pandemia atual. Ele disse que é extremamente preocupante e grave, juntamente com a situação política. Viramos para 2020 com um dólar na faixa de R$ 4,00 e agora disparou, batendo praticamente a R$ 6,00 em meados de maio. Isso desnorteou a todos. Quem atua com negócios de grandes volumes, não se sabe se compra hoje, se vende amanhã. Parece ser sempre um tiro no escuro.

No caso da Aurora Alimentos que exporta proteína animal pode ser positivo o dólar nas alturas, mas são cerca de apenas 20% da produção. Esse fator ajuda a manter as atividades agropecuárias internamente. Tivemos um quadrimestre bom em 2020, com boa safra e preços compensadores, e resultados animadores. O agricultor está satisfeito e, junto com ele, a Cooperalfa realizou bons negócios, pois a equivalência de troca beneficiou o comprador, naquele momento. Se o dólar estabilizar, ou cair, lógico que o cenário muda. Como isso ninguém sabe se vai acontecer, a sugestão que damos ao associado é que compre o que precisa e se tranquilize, disse Bet.

Na opinião do presidente da Cooperalfa, se não houver nenhuma reviravolta, algum fato novo, a tendência das proteínas continuará de satisfatória a boa, seja para as indústrias, seja para o produtor. Exceção seja feita ao leite, cujo preço não está tão compatível quanto deveria. Caso a procura de fora por carnes continue acelerada, deveremos ter um 2021 bem interessante.

Com relação a novos investimentos à Cooperativa Romeu Bet disse que o bom senso indica levantar o pé do acelerador, exceto naqueles planos que já estavam em andamento. Os demais projetos, colocamos as barbas de molho. Com a elevada compra de cereais (soja e milho) a preços altos e grandes volumes, tivemos que contrair financiamentos a curto prazo. Em três ou quatro meses, vamos observar muito bem quais investimentos poderão ser contratados. Tudo vai depender dos resultados gerais da cooperativa e isso, hoje (fim de maio), são uma incógnita.

Com relação aos Dias de Campos a Cooperalfa não realizou neste ano e não vai realizar em 2021.Provavelmente somente terá em 2022.

Fonte: Cooperalfa

Leave a Comment

Pular para o conteúdo