Presidente da Frencoop destaca a importância do Cooperativismo em SC

O deputado José Milton Scheffer, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa Catarinense lembrou que a Frente que é integrada nesta legislatura por 15 deputados de diversos partidos políticos, é uma das mais antigas da Alesc, com mais de 30 anos de atuação. Um dos pioneiros no lançamento da frente, o ex-deputado Odacir Zonta, participou da solenidade de relançamento, realizada num restaurante na região continental de Florianópolis. “Vamos dar sequência a um trabalho que já é desenvolvido há 30 anos da Assembleia, de servirmos como uma ponte entre o cooperativismo e o poder público, articulando junto ao Poder Executivo para potencializarmos ainda mais esse sistema cooperativista catarinense, que é referência no Brasil”, afirmou Scheffer.

Ele adiantou que entre as pautas da frente está a reivindicação por investimentos do Estado nas cooperativas de eletricidade rural, que desempenham um papel essencial para o fornecimento de energia em várias regiões de Santa Catarina, além da redução da carga tributária para o setor.

Ele falou dos objetivos principais da Frencoop no Legislativo estadual:

 

Segundo a Ocesc, atualmente são 250 cooperativas associadas que atuam em sete ramos diferentes, como o agropecuário, o médico e o de crédito. São 3,9 milhões de catarinenses associados, que em 2022 foram responsáveis por uma receita de R$ 82,8 bilhões.

No ano passado, as cooperativas recolheram R$ 3,2 bilhões em impostos e geraram 5,6 mil novos postos de trabalho. Ao todo, elas empregam mais de 88 mil pessoas em todo o estado. Conforme ainda a Ocesc, o cooperativismo responde por 30% do PIB catarinense e por 70% das vendas do estado para o exterior

Fonte: Agência ALESC

Leave a Comment