Produtor de Agronômica vence o 1º Concurso de Produtividade de Soja Cravil

O grande vencedor do primeiro Concurso de Produtividade de Soja Cravil foi o jovem Gabriel Dela Justina, de 23 anos, do município de Agronômica. O associado Cravil rompeu a barreira dos 100 sacos por hectare, alcançado 102 sc/ha. “Esse foi o primeiro ano que plantamos soja, ao todo foram 7,5 ha, mas para a próxima safra devemos aumentar um pouco área já que nosso resultado foi muito bom”, ressaltou o vencedor que trabalha com a família na propriedade no Alto Gropp.

O segundo lugar ficou com o produtor do Indaiá em Petrolândia, André Kuhnen fez 90,6 sacas por hectare. “O nosso resultado foi bom, acima da média do ano passado, mas poderia ter sido ainda melhor e vamos buscar isso. Agradeço a equipe da Cravil por ser sempre parceira e pelo trabalho sério que vem desenvolvendo junto aos seus associados”, destacou.

Já o terceiro lugar foi para o município de Santa Terezinha, Joelmir Kuchler, registrou 90,1sc/ha. “A gente pode perceber que caprichando a soja tem um potencial produtivo muito bom, fazendo tudo certinho conforme as recomendações se consegue alcançar boas produtividades e isso é o mais interessante”, explicou o associado do Rio da Anta.

A média de produtividade das áreas colhidas no concurso ficou em 76,2 sc/ha, acima da média na região que na última safra foi em torno de 70 sacas por hectare, 20 sacas a mais se comparado com a média nacional, que segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de 56 sc/ha.

O Concurso de Produtividade de Soja Cravil, lançado em outubro de 2017, contou com a participação de 47 áreas inscritas, a maioria delas do Alto Vale do Itajaí, mas também com participação de associados Cravil, produtores de soja da região Serrana. A proposta da cooperativa, segundo o gerente de Produção, Moacir Warmling, foi alcançada. “Nosso objetivo era estimular o manejo adequado para altos rendimentos e promover a troca de experiência entre produtores e equipe técnica visando a máxima produtividade em pequenas propriedades, e o concurso contribui para isso, com resultados no campo”.

Além dos produtores, os técnicos Cravil que fizeram a assistência técnica nas propriedades vencedoras, também foram premiados. Em Agronômica o prêmio ficou com a equipe da filial, pelo trabalho conjunto, em Petrolândia com Gustavo Galvani e em Santa Terezinha com Romualdo Bueno. “Nossos parabéns para toda a nossa equipe que esteve envolvida no concurso e está comprometida em auxiliar o produtor a alcançar melhores produtividades e garantir a sustentabilidade da propriedade. E obrigado aos nossos associados que acreditaram nesta proposta e participaram conosco”, ressaltou o organizador do concurso, engenheiro agrônomo da Cravil, Neimar Francisco Willemann.

A divulgação do resultado do primeiro Concurso de Produtividade de Soja realizado no Alto Vale ocorreu durante o 8º Encontro de Produtores de Soja Cravil. O evento que contou com a participação de mais de 250 pessoas, teve como tema central o “Manejo e Controle de Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum)” apresentado pelo doutor em Fitopatologia, Ricardo Trezzi Casa.

O presidente da Cravil, Harry Dorow, participou do evento e ressaltou a importância desta troca de experiências para o desenvolvimento da agropecuária num contexto geral.

Para o Concurso de Produtividade de Soja a Cravil contou com a parceria das empresas Tradecorp, Timac Agro, Iara Fertilizantes, Bayer e UPL. E o 8º Encontro de Produtores de Soja contou com apoio também da Ihara.

Fonte: Cravil

Leave a Comment

Pular para o conteúdo