Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 200 produtores e trabalhadores rurais em Urupema

Uma ação marcada por conhecimento, serviços de saúde e momentos de interação e lazer foi o Programa Saúde do Homem Rural, realizado recentemente em Urupema, na serra catarinense. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) contou com a parceria do Sindicato Rural de Urupema, Prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina). O objetivo foi conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e a importância do cuidado à saúde do homem. 

A supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, destacou que o evento proporcionou atender mais de 200 homens. “Foram realizadas coletas de sangue para exames de PSA e colinesterase. Além dos exames de sangue, também foram feitos exames de toque com os homens que passaram por triagem pela Secretaria de Saúde do município”. A programação incluiu orientações e palestras sobre saúde com os médicos urologistas Paulino Granzotto e Jacson Tirello, além de profissionais da área, e explanação sobre segurança no meio rural com a Patrulha Rural da Polícia Militar de Santa Catarina. 

A técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Knabben, frisou que as ações têm sido essenciais para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Os relatos do público atendido mostram o quanto o investimento em saúde e qualidade de vida da população do campo tem apresentado resultados positivos”. 

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens, totalizando 22.747 homens participantes desde 2010. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação, comentando que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, incluindo o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. Ele complementa que o cuidado à saúde do público do campo está entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitados. “O programa contribui para facilitar o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas”. 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment