Programa voltado à saúde do homem é promovido com sucesso pelo Senar/SC

Foto: divulgação Senar/SC.

Um dia dedicado ao conhecimento, interatividade e procedimentos da área da saúde. Assim foi o Programa Saúde do Homem Rural promovido no município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município e com a Prefeitura.

O evento reuniu mais de 200 pessoas e contou com a presença da supervisora Regional do Senar/SC Sueli da Rosa, do presidente do Sindicato Rural Ezequiel Garcia, do prefeito Charles da Cunha, entre outras lideranças e equipes envolvidas na organização do evento. A programação contou com café da manhã, exames colinesterase, PSA, glicemia, palestras com os médicos urologistas: Dr. Vicente Codagnone Neto e Dr. Marcelo Goulart e palestra sobre saúde bucal com a dentista que também é secretária da Saúde e Desenvolvimento Social, Joselaine Cristina Stein.  Também foram realizadas 40 consultas e, por fim, almoço de confraternização.

Segundo Sueli, a ação foi de suma importância para o município de São Pedro de Alcântara. “Foi uma oportunidade para focar na saúde preventiva, considerando que o homem, como chefe de família, prioriza a saúde dos seus e se coloca em terceiro plano. Também foi momento de quebra de tabus e preconceitos”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça o orgulho pelo pioneirismo nesse programa tão importante para a saúde do homem rural.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que além de atuar para fortalecer a produção de alimentos e promover a profissionalização e o aumento da renda no campo, a entidade também prioriza ações de promoção à saúde e qualidade de vida das famílias do campo. “Nossa intenção com os programas voltados ao homem, às mulheres e às crianças é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Somente nos meses de novembro e dezembro deste ano contabilizaremos, ao todo, 13 ações no Estado. Em 2023, nosso objetivo é fortalecer ainda mais essas ações”, finalizou.

Fonte: site Senar/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo