Programas Cooperja do Amanhã Mulheres e Líderes formam novas turmas

Aconteceu em Jacinto Machado a solenidade de formatura das 34 mulheres e dos 15 jovens da segunda turma do Programa Cooperja do Amanhã Líderes, que tem a parceria do Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC). Ambos os programas são orientados pela coordenadora social da Cooperja, Elisabete Biz dos Santos. O Programa Cooperja do Amanhã Mulheres conta com a parceria da Sescoop/SC dentro do Programa Mulheres Cooperativistas. O evento foi realizado na sede administrativa da cooperativa, onde reuniu formandos, familiares e convidados. O presidente Vanir Zanatta, o vice Antônio Moacir De Noni e os diretores Carlos Roberto Wilk, Vinícius Cechinel de Moraes e Diego Paganini também estiveram presentes, juntamente com membros do Conselho de Administração e Fiscal. 

A noite contou ainda com a palestra de Maritania Bagnara, que falou sobre o tema “A arte de celebrar as conquistas”, engajando os jovens e as mulheres, fazendo-os repensar seus valores e sua essência. Ela realizou um momento de grande emoção ao chamar os familiares dos formandos para um agradecimento especial com flores. “Foram momentos de muito aprendizado e desenvolvimento. Foi muito bom conhecer pessoas diferentes, cada uma com o seu jeito de ser. Vivemos momentos únicos juntos. Gratidão à Cooperja, Sescoop e à nossa orientadora Elisabete, tudo perfeito. A formatura junto com nossas famílias foi mais do que especial”, declarou a formanda do Cooperja do Amanhã Mulheres, Rosane Dagostin Rosso. 

Os dois programas têm como objetivo promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo, por meio da Educação Cooperativista e do aprimoramento dos conhecimentos necessários para promover uma melhor organização e participação de jovens e mulheres na cooperativa. Para a jovem líder Laís de Borba Montovane, o curso proporcionou muitas mudanças. “A noite de formatura, assim como todos os dias de curso, serão inesquecíveis. Foram dias de muito aprendizado, novas amizades e experiências compartilhadas em grupo. Tudo muito bem organizado, perfeição em cada detalhe”, elogiou. 

O crescimento desta participação, além de valorizar o cooperativismo, proporciona uma condição de sua inserção nos negócios como um todo, dentro da comunidade e, em especial, nas cooperativas. Ciente disso, Cooperja e Sescoop/SC investem em estratégias e iniciativas que visem reconhecer, valorizar e incentivar cada vez mais a presença feminina e dos jovens no sistema cooperativista. Para o presidente Vanir Zanatta, ninguém consegue defender o que não conhece. “E nesses dois programas, com módulos mensais de tarefas, palestras e muita conversa, acredito que tanto as mulheres como os jovens puderam ter uma noção mais clara de como funciona uma cooperativa. Nem sempre podemos fazer tudo o que os associados(as) querem, até gostaríamos de resolver todos os problemas deles, mas só podemos ajudar dentro de nossas forças e possibilidades”, explicou Zanatta. Ele destacou ainda que, após esta formatura, a Cooperja conta com mais 49 defensores do sistema cooperativista. “Tenho certeza de que estão mais preparados, conhecedores, críticos e confiantes em perguntar aos profissionais internos sobre certos assuntos ou informações que ouviram ou leram. Nosso maior objetivo com os programas é aproximar as pessoas da cooperativa”, concluiu. 

Fonte: Cooperja 

Leave a Comment