Santa Catarina é destaque no setor de florestas plantadas

Santa Catarina tem cerca de 40% de todo o seu território coberto por florestas e outras vegetações naturais e possui seu Produto Interno Bruto – PIB com cerca de 7% proveniente da indústria de base florestal.

O Estado tem se desenvolvido e destacado cada vez mais no setor de silvicultura, atividade que trabalha com a ciência do cultivo de florestas plantadas com o propósito de extração das matérias-primas da madeira.

De acordo com a IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores, o setor está entre as mais produtivos do mundo e confronta diretamente o desmatamento ilegal.

No Estado, a cada hectare de floresta plantada, outros 1,5 de florestas nativas são conservadas, segundo o especialista e engenheiro florestal Mauro Murara.

A produção de madeira a partir de plantios florestais em Santa Catarina está em torno de 34 milhões de metros cúbicos por ano. Deste total, 21,7 milhões de metros cúbicos são da madeira produzida em plantios de Pinus e 12,3 milhões de metros cúbicos são de madeira de Eucalyptus. A produção catarinense representou 11% do total produzido no país em 2021, com isso o Estado ocupa a 4a posição entre os maiores produtores nacionais e o trabalho dos engenheiros florestais é essencial para a sustentabilidade ambiental .

A força do setor também é demonstrada pelo impacto na geração de empregos. A silvicultura no Estado gera em torno de 91 mil empregos diretos, além de mais de 200 mil indiretos, número bastante significativo para um Estado que ocupa apenas 6% da extensão territorial do Brasil.

Tecnologias foram desenvolvidas e implementadas a fim de garantir bons resultados no ecossistema através do conhecimento e do preparo dos engenheiros florestais.

Fonte: portal.CREA-SC.org.br/ (Foto: Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) / divulgação).

Leave a Comment

Pular para o conteúdo