As cooperativas de Santa Catarina foram destaque no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, tendo vencido em três primeiros lugares, e dois segundo lugares da premiação entre as categorias das sete que faziam parte do prêmio neste ano. O Colégio CEM, da Cooperativa Magna de Concordias ficou com o primeiro lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo; a Unimed Brusque venceu na categoria Cooperativa Cidadã e o Sicoob Creditapiranga SC/RS foi primeiro lugar na categoria Cooperjovem. Já a cooperativa Ailos de Blumenau e a Fecoagro, de Florianpolis ficaram com o segundo lugar nas categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo e Intercooperação, respectivamente.
O resultado foi revelado na noite desta terça-feira, em evento em Brasília. Ao todo, 21 cooperativas tiveram suas boas práticas reconhecidas nacionalmente. O Prêmio mostra como as cooperativas de todas as regiões do país promovem ações para o desenvolvimento social, por meio de um modelo econômico mais justo e sustentável. A cerimônia contou com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas e outros parceiros do movimento.
“Ficamos muito felizes com a conquista das cooperativas e sabemos que a premiação é um reflexo do trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido há muito anos pelas cooperativas do Estado. Estão todas de parabéns. É um orgulho para nós fazermos parte de um sistema reconhecido nacionalmente”, comenta o presidente da OCESC e do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin. Os jurados analisaram 437 projetos de 267 cooperativas de 20 estados brasileiros, o que representa um aumento de 25% do número de inscrições em relação à última edição. Dos 13 ramos que englobam o sistema cooperativista, destacam-se os projetos ligados ao agropecuário, crédito, saúde e trabalho. Minas Gerais e Santa Catarina lideraram a participação por estados. Conheça os ganhadores da 11ª edição do Prêmio SomosCoop – Melhores do ano:
Comunicação e Difusão do Cooperativismo 1º. Lugar: Colégio CEM (SC): Vivenciando a cultura cooperativista na minicidade cooperativista. 2º. Lugar: Ailos (SC): Mudança na estratégia de marca do Sistema Ailos. 3º. Lugar: Coopeafa (PE): Promoção do cooperativismo na agricultura familiar. Cooperativa Cidadã 1º. Lugar: Unimed Brusque (SC): Programa viver bem na escola. 2º. Lugar: Sicredi Vale do São Francisco (PE): Camerata Sicredi Vale do São Francisco. 3º. Lugar: Sicoob Carlos Chagas (MG): Projeto Sicoob de olho no futuro. Cooperjovem 1º. Lugar: Sicoob Creditapiranga SC/RS (SC): Cooperjovem 2º. Lugar: Sicredi União MS/TO (MS): Cooperjovem 3º. Lugar: Sicoob Fluminense (RJ): Cooperjovem Desenvolvimento Sustentável 1º. Lugar: Coonap (PB): Dessalinizador solar de baixo custo 2º. Lugar: Cocamar (PR): Fios sustentáveis e moda consciente 3º. Lugar: Coopatos (MG): Revitalização do córrego do limoeiro – estação ecológica coopatos e projeto recriar Fidelização 1º. Lugar: Languiru (RS): Inclusão social e produtiva no campo 2º. Lugar: Unimed Federação Minas (MG): Programa de relacionamento com o cooperado 3º. Lugar: Coagru (PR): APP – Coagru “fidelização pela satisfação” Inovação e Tecnologia 1º. Lugar: Sicoob Credigerais (MG): IFISI: incluindo vidas pela educação criativa. 2º. Lugar: Coopeavi (ES): Condomínio avícola 3º. Lugar: Unimed Vitória (ES): Inovação nas condutas da atenção integral à saúde prestadas às gestantes Intercooperação 1º. Lugar: Coopatos (MG): Consórcio cooperativo 2º. Lugar: Fecoagro (SC): Central de compras Fecoagro 3º. Lugar: Rede Alternativa (DF): Escritório de gestão e comercialização em rede: desenvolvimento das cooperativas de catadores do distrito federal e entorno.
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna OCESC – SESCOOP/SC, com informações da OCB