
Será realizado hoje, no município de Turvo, no sul de Santa Catarina, o 7º evento oficial de Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina. Paralelamente, acontece o dia de campo, que começou ontem e prossegue hoje, com a abertura oficial da colheita do arroz. Cerca de duas mil pessoas devem passar pelo evento, incluindo autoridades políticas, lideranças e comunidade, entre elas o presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, o governador do Estado, Jorginho Mello, e o presidente da Epagri, Dirceu Leite.
O dia de campo tem como tema “Semeando história, colhendo o futuro”. A programação conta com um tour técnico, que passará por estações de arroz. No estande da Epagri, o pesquisador da Estação Experimental de Itajaí, Klaus Scheuermann, apresenta informações técnicas sobre a antecipação da aplicação de fungicidas.
O evento ocorre no Campo Dagostin Sementes, propriedade de Rogério Dagostin, na Rodovia Municipal TVO 364, em Turvo (SC).
Além da cerimônia de abertura, que acontece hoje às 10h30, o evento terá a palestra técnica “Qualidade de aplicação e desafios dos drones de pulverização”, ministrada pelo pesquisador da AgroEfetiva, Vitor Vianna Romani, e o lançamento do cultivar SCS127 CL, desenvolvido pelo Programa de Melhoramento de Arroz da Epagri.
No local, há exposições de empresas, máquinas e implementos agrícolas. Ao todo, mais de 30 parceiros de negócios e de disseminação de conhecimento estarão presentes. A Epagri é uma das realizadoras do dia de campo, juntamente com a Cooperativa Central Brasileira de Arroz (Brazilrice), a Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (Acapsa) e a Dagostin Sementes.
Como parte da programação, a Epagri lança hoje o cultivar de semente de arroz SCS-127 CL, desenvolvido na Estação Experimental de Itajaí. A nova variedade é recomendada para cultivo em todas as regiões produtoras de arroz irrigado de Santa Catarina, sendo adequada tanto para arroz branco quanto para parboilizado.
Segundo a Epagri, Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e o campeão em produtividade. Com área estável — cerca de 145 mil hectares — a previsão é de que, neste ano, a produção seja maior em função do aumento da produtividade média, que deve ser de 8,73 toneladas por hectare, representando um acréscimo de 9,85% em relação à safra passada.
Conforme destaca a analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, Glaucia Padrão, a safra passada foi marcada por excesso de chuva, baixa luminosidade e excesso de nebulosidade, resultando em problemas como doenças, pragas e baixo desempenho produtivo.
A TV Coop está presente em Turvo e transmite ao vivo a solenidade de abertura a partir das 10h. Além disso, produzirá matérias para os programas de TV Cooperativismo em Notícia e Coopernews SC, do Canal Rural, e para as TVs regionais que fazem parte do sistema de comunicação da Fecoagro. O acesso à TV Coop ao vivo pode ser feito pelo site da Fecoagro ou pelo canal do YouTube.
Segundo o coordenador do Programa Grãos, da Epagri, Douglas de Oliveira, para esta safra a expectativa é de que as lavouras se desenvolvam dentro da normalidade, com cultivares de alto potencial produtivo e investimento em tecnologia e melhorias de manejo. Isso deve resultar no aumento da produtividade média, confirmando a tendência observada em anos anteriores. “A expectativa é de uma safra com resultados favoráveis, considerando as boas condições climáticas que têm permitido um bom desempenho das lavouras”, afirma.
De acordo com o pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Laerte Terres, a multiplicação de sementes está sendo realizada com os produtores da Acapsa, e o novo cultivar estará disponível para comercialização na safra 2025/2026.
Fonte: Epagri