SC deve produzir mais de 1 milhão de garrafas de vinho em 2019

A região da Serra Catarinense onde as parreiras ficam acima de 900 metros e de clima fresco produz vinhos que se destacam pela qualidade.

Uma geada forte que ocorreu há quase dois anos ainda afeta os parreirais, mas, mesmo assim, a expectativa de produção é boa. Neste ano, a produção de vinhos e espumantes de Santa Catarina deve passar de 1 milhão de garrafas.  Dos vinhedos de altitude do Estado, deve ser colhido 1 milhão de quilos de uva.

“Vamos colher mais do que o dobro do ano passado, que foi muito difícil”, diz Eduardo Bassetti, produtor e presidente da Associação Vinhos de Altitude.

Na propriedade em que trabalha o enólogo Joelmir Grassi, em São Joaquim, a previsão é de colher quase 32 toneladas da fruta.

“Aqui a gente trabalha bastante com colheita seletiva, já que as uvas não maturam todas perfeitamente iguais. Então, a gente vai colhendo, selecionando as melhores para não ter tanta perda e vai vinificando conforme a necessidade. O vinhedo é que vai nos orientando”.

João Luís de Lima colhe sua segunda safra de uva. Ele conta que é preciso prática e conhecimento para fazer o trabalho.

“Conforme o jeito da uva, a gente tira ou vai deixando. E trabalha muito com a tesoura, não convém arrancar os cachos”.

Depois de tanto trabalho no campo, as uvas vão para as vinícolas, onde passam por um longo processo. Transformar a fruta em vinho branco, por exemplo, pode levar de 6 meses a 4 anos.

Na vinícola de Daniela Borges de Freitas, mais de 100 mil garrafas de espumantes e vinhos devem ser processadas nesta safra.

“Aqui a gente verifica que tem um “terroir”, como se fala. O clima, a intensidade do sol, por ser uma região de altitude… Isso acaba propiciando uma uva de grande qualidade”.

Fonte: G1

Leave a Comment