Secretaria da Agricultura, Cidasc, Epagri e Agro unem esforços em resposta às enchentes

A Secretaria da Agricultura de SC realizou uma reunião com as empresas vinculadas, Epagri, Cidasc e Ceasa, para tratar das providências a serem adotadas no setor agrícola devido às enchentes dos últimos dias. A reunião teve como objetivo formar um comitê de crise para discutir medidas emergenciais e ajudar os produtores rurais afetados pelos danos causados pelas chuvas recentes no Estado, bem como oferecer apoio na prorrogação dos financiamentos dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura e a possibilidade de indenização pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa). 

Foram debatidas estratégias para minimizar os prejuízos enfrentados pelos produtores rurais, que tiveram suas propriedades afetadas pelas enchentes. O foco principal foi a busca por soluções rápidas e efetivas para auxiliar na recuperação das áreas agrícolas e no restabelecimento da produção agropecuária animal e vegetal. 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), através da Portaria n.º 203/2023, prorrogou temporariamente o prazo de vencimento de licenças ambientais e processos administrativos de empreendimentos localizados em municípios declarados em situação de emergência devido às fortes chuvas que afetam o Estado de Santa Catarina. 

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, apresentou as ações das equipes técnicas dos departamentos regionais da Cidasc junto à Defesa Civil em cada região do Estado. O presidente da Epagri, Dirceu Leite, afirma que neste momento a missão da Empresa é levar seus técnicos a campo. “Temos uma rede de escritórios em 293 municípios. Em alguns, o levantamento será feito de forma mais ágil, em outros a situação é mais complicada, pois temos áreas inacessíveis, com pontes que foram carregadas. Esse levantamento é fundamental para que o Governo do Estado desenhe qual será sua resposta frente à situação, para levar uma solução ao agricultor de forma rápida”, ressalta. 

Segundo nota da Secretaria de Comunicação do governo do Estado, também participaram do encontro representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A Fecoagro não foi convidada para a reunião. Certamente, os assuntos relacionados com as cooperativas serão tratados pela Ocesc. 

Fonte: Agência Catarinense de Notícias/Fecoagro 

Leave a Comment