Senar é referência de cooperação Sul-Sul em plataforma da ONU

A experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em cooperação Sul-Sul virou referência em uma plataforma digital da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na página, a agência da ONU cita o apoio do Senar à formação profissional e promoção social de comunidades rurais na Angola entre 2009 e 2013.

“Este projeto de cooperação Sul-Sul buscou repassar a metodologia de formação profissional rural do Senar do Brasil para técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) de Angola, com o objetivo inicial de promover a melhoria da renda e da qualidade de vida de agricultores familiares da província de Kwanza Sul”.

Os técnicos do Senar adaptaram a metodologia dos cursos de formação profissional rural empregada no Brasil para a qualificação de produtores e trabalhadores rurais angolanos.

“Em especial, o projeto transferiu conhecimentos por meio do treinamento de 20 técnicos do IDA e de agentes locais. Capacitados como instrutores, estes podem agora disseminar a metodologia do Senar a um maior número de agricultores familiares”, cita o texto da plataforma.

Portifólio – No último dia 12, o Sistema CNA/Senar/ICNA lançou o Portfólio de Cooperação Internacional e Produção Sustentável de Alimentos, um documento de 34 páginas que traz uma série de inciativas desenvolvidas pelo Sistema.

Em versões em português, francês, inglês e espanhol, o documento compila as ações desenvolvidas ao longo de vários anos com metodologias já consolidadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Leave a Comment

Pular para o conteúdo