Vinte e três prestadores de serviço que atuam como instrutores nos treinamentos e ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), participaram de uma capacitação para aperfeiçoamento metodológico. O evento, realizado em Florianópolis, teve por objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais e prepará-los para oferecerem cursos ainda mais eficazes aos produtores rurais catarinenses.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, na abertura e no encerramento e destacou a importância da iniciativa para fortalecer as atividades de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Também realçou o compromisso da instituição com a educação de qualidade para o público do campo. “Acreditamos que a capacitação constante dos nossos prestadores de serviço é fundamental para que os produtores rurais tenham acesso aos conhecimentos e ferramentas necessárias para implementarem inovações em seus negócios”.
A técnica de formação profissional do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, coordenou as atividades e avaliou de forma positiva a capacitação, tanto que serão organizadas novas turmas envolvendo os demais prestadores de serviço de FPR e PS. “Foram dias enriquecedores! Tivemos a oportunidade de aprofundar conhecimentos como a empatia na abordagem humanista, a postura na facilitação, técnicas de intervenção em grupos e outras temáticas relacionadas a metodologia de trabalho do Senar”.
O supervisor pedagógico do Senar/SC, Darci Aloisio Wollmann, salientou que a capacitação na área metodológica, de forma reflexiva, oportunizou um aproveitamento melhor da vivência em grupo. “Essa abordagem valoriza a participação efetiva dos produtores/trabalhadores e familiares, incentivando sua capacidade de olhar, de maneira mais apurada, para suas práticas. Esse treinamento fará a diferença aos instrutores participantes, fazendo com que olhem a metodologia do Senar/SC com mais propriedade”.
Foram 20 horas de muito aprendizado reflexivo para uma melhor aplicação da metodologia nos treinamentos oferecidos. “Com certeza todos os instrutores devem ter esta oportunidade para melhorar seus treinamentos”, ressaltou Darci.
De acordo com o presidente Pedrozo, as capacitações exercem papel fundamental na inovação e no desenvolvimento dos negócios rurais, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor. “Para termos um agronegócio de excelência precisamos que nossas equipes e prestadores de serviços estejam preparados e atualizados. Por isso seguimos investindo em qualificação profissional”.
O curso foi ministrado pelo instrutor Antonio Celso Rezende Garcia. Formado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, é mestre em Administração de Empresas com ênfase em organizações e mudança pela Universidade Positivo e doutor em Psicobilologia pela Universidade de São Paulo.
Os assuntos abordados envolveram feedback na perspectiva das relações interpessoais; a autoscopia como método de formação do facilitador; o ciclo de aprendizagem vivencial, os aspectos de condução de grupos; entre outros.
Fonte: MB Comunicação