Senar/SC leva serviços de saúde gratuitos aos homens do meio rural em Massaranduba

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, em Massaranduba. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural do município e região, da Prefeitura Municipal e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina) e com o apoio de cooperativas e empresas do agro. O evento, realizado no Pavilhão de Eventos de Massaranduba, envolveu 26 voluntários e reuniu mais de 100 homens do campo para um dia de conscientização, informação e serviços de saúde gratuitos. Ao todo, foram atendidos 78 homens, realizados 36 exames de colinesterase e 25 exames de PSA.

O objetivo foi conscientizar o público masculino rural sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem. A programação contou com palestras dos médicos contratados pelo Senar/SC, Dr. Eduardo Selbach e Dr. Domingos Bertoldi, entre outros profissionais. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Massaranduba Jonas Morsch, o prefeito Odenir Deretti, o supervisor regional do Senar/SC Ricardo Costa, entre outras lideranças.

De acordo com Ricardo, o evento foi essencial para informar e conscientizar os produtores rurais de Massaranduba, com palestras sobre Câncer de Próstata, Câncer de Pênis, Câncer de Boca, Câncer de Pele e ainda transtornos psicológicos. “Tudo foi pensado para promover a prevenção dessas doenças e transmitir orientações de como proceder em casos mais avançados. O dia foi muito importante no aprendizado e troca de informações relativas à manutenção da saúde e melhora nos trabalhos diários dos nossos produtores rurais”. O prefeito e o presidente do Sindicato Rural ressaltaram a importância da iniciativa para estimular o cuidado à saúde do homem do campo. Também comentaram que as parcerias são essenciais para atingir o objetivo das ações.  

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisou que a saúde das famílias rurais está entre as prioridades do Senar/SC. “A população rural geralmente tem acesso limitado a serviços de saúde. Nosso objetivo, tanto com o Programa Saúde do Homem Rural quanto com o Programa Saúde da Mulher Rural, que desenvolvemos anualmente com excelentes resultados, é contribuir para levar informação, saúde e qualidade de vida ao público do campo”. 

O presidente salientou, ainda, que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. “Mais uma vez reforço o orgulho por sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com êxito em todo o País”, concluiu o dirigente. O Programa Saúde do Homem Rural é promovido pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, as ações atenderam 2.851 homens em 2023 e, desde 2010, contabilizam mais de 15 mil homens participantes. 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment