Senar/SC oferece cursos no segmento agro aos adolescentes do Programa Novos Caminhos

Com nove anos de atuação, o Programa Novos Caminhos vem apresentando excelentes resultados em Santa Catarina. A iniciativa tem como objetivo central promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes acolhidos nos programas oficiais. Entre as ações constam cursos profissionalizantes, capacitação socioemocional e encaminhamento para estágio e emprego.

Em 2022, o Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ingressou como parceiro na ação que é fruto de cooperação entre a Federação das Indústrias (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

As expectativas do Senar/SC para 2023 são as melhores. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressalta que é uma honra fazer parte de um projeto tão valioso. “Já acompanhávamos os resultados e, neste ano, tivemos a oportunidade de estarmos juntos neste programa que tem sido essencial para transformar o futuro de milhares de crianças e jovens. Reforçamos que nosso objetivo é fortalecer a atuação no programa, contribuindo com a formação profissional e com o ingresso dos jovens no mercado de trabalho”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementou que a entidade foca na Educação Profissional, na Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social. “Sermos parceiros do Novos Caminhos é uma oportunidade de contribuirmos para desenvolver as potencialidades dos adolescentes encaminhados aos programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares”.

Segundo Zanluchi, a entidade oferece aos adolescentes do Programa Novos Caminhos a participação nas ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS); articula com os Sindicatos Rurais a realização das capacitações e demais ações nos seus espaços; participa das reuniões de planejamento, implantação e acompanhamento do programa, avalia o perfil e potencial dos adolescentes em conjunto com as demais entidades na região de atuação; acompanha o desempenho e aproveitamento dos adolescentes em conjunto com os serviços de acolhimento, corresponsáveis e demais entidades; monitora a execução das atividades em conjunto com os parceiros; entre outras ações.

Fonte: Senar/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo